16 de janeiro de 2026
EconomiaEx-ministra afirma que clima e lucro estão interligados em negociações

Ex-ministra afirma que clima e lucro estão interligados em negociações

Ex-Ministra Izabella Teixeira Alerta sobre Interesses Econômicos nas Mudanças Climáticas

A ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apresentou uma análise contundente sobre a intersecção entre desenvolvimento econômico e mudanças climáticas durante o evento "O Brasil e a COP30", realizado na última segunda-feira (26) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A palestrante, que atuou nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ressaltou que os posicionamentos de diversos países em relação às questões climáticas estão profundamente enraizados em interesses econômicos e metas de lucro, indo além da simples agenda ambiental.

Teixeira observou que a agenda climática deve ser entendida como parte da conjuntura geopolítica e mencionou a importância do Acordo de Paris, estabelecido em 2015, que buscou reintegrar os Estados Unidos no debate global. A ex-ministra lembrou que a nação norte-americana se afastou do Protocolo de Kyoto e teve uma adesão relutante à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), ambos visavam compromissos relativos às emissões de gases de efeito estufa. “Não se iludam com o ‘vale a pena ver de novo’. Estão todos operando um jogo, sim, de interesses em que o risco climático aparece na equação da estabilidade do sistema financeiro internacional”, afirmou Teixeira.

A ex-ministra também comentou que a desconfiança de países desenvolvidos em relação ao financiamento das emissões, mesmo sendo os principais emissores, sigue a linha histórica de debates climáticos. Segundo Teixeira, essa dinâmica é exacerbada pelo negacionismo científico praticado por certas administrações, incluindo a dos EUA, onde o debate sobre a ciência climática é frequentemente colocado em xeque.

Teixeira enfatizou a necessidade de um conhecimento consolidado e de estratégias eficazes, criticando a falta de compromisso sério em relação à ciência e à realidade das mudanças climáticas. “Não há cabimento que o mundo e o Brasil vivam do privilégio da ignorância ou do ‘achismo’”, destacou. A ex-ministra, que possui formação em biologia, destacou ainda a importância de acordos bilaterais firmados pelo Brasil com países como China e Estados Unidos, que visam traçar diretrizes em face das mudanças climáticas.

Por fim, Teixeira recordou que, mesmo em 2015, o Brasil hesitou em assinar a Declaração de Nova York sobre Florestas, que previa a redução significativa das emissões de gás carbônico, argumentando falta de consulta e clareza em relação ao que poderia ser desmatado. A ex-ministra, com sua ampla experiência, continua a ser uma voz relevante no debate sobre as complexas interações entre meio ambiente e desenvolvimento econômico em um mundo em constante transformação.

EBC
Imagem: Agência Brasil

Posições sobre clima não estão descoladas do lucro, diz ex-ministra

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES investe em rodovia e água em Conceição da Barra

Governo do Estado Lança Ordem de Serviço para Pavimentação...

Homem é preso em Mantenópolis por posse ilegal de arma de fogo e munições

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem em Flagrante...

SINE de Anchieta disponibiliza 70 novas vagas de emprego para a população

SINE de Anchieta oferece 70 vagas de emprego O SINE...

João Gomes decide ficar no Wolverhampton até junho, Napoli é o provável destino!

João Gomes em Alta: Alvo do Atlético de Madrid,...

Flamengo de olho em Taty Castellanos: futuro depende do West Ham na Premier League!

Flamengo Monitora Situação de Taty Castellanos no West Ham O...

Polícia Civil de ES Prende Líder da “Tropa da França” em Operação contra Crime Organizado

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Líder da "Tropa...

Samba e animação na Praia de Castelhanos em Anchieta neste sábado!

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, será palco de...

Porto de Santos alcança recorde histórico de movimentação em 2025

Porto de Santos Alcança Recorde Histórico de Movimentação em...

Campo Progressista Abre Espaço com Aposentadoria de Deputados Federais

O deputado federal Paulo Folleto (PSB) anunciou que não...