Lula Entrega Prêmio MEC da Educação Brasileira no Palácio do Planalto
Na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou uma nova etapa de valorização da educação pública ao entregar o Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, premiou 116 projetos de estudantes, municípios e escolas da rede pública de ensino de todo o Brasil, reconhecendo aqueles que se destacaram por suas melhores práticas em inclusão, qualidade e desempenho acadêmico. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, secretários de educação, estudantes, professores, parlamentares e outros integrantes do governo.
A premiação abrangeu categorias fundamentais de avaliação, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de critérios como acesso e permanência escolar, avanços na alfabetização e educação em tempo integral. Segundo o Ministério da Educação, essa análise criteriosa permitiu a seleção dos projetos que mais se destacaram pela eficiência e pela promoção de igualdade de oportunidades.
Durante seu discurso, Lula reforçou o compromisso de seu governo com o investimento em educação, destacando a criação do programa Pé-de-Meia. Esta iniciativa visa apoiar estudantes de baixa renda do ensino médio, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), promovendo a permanência e conclusão do ensino. “Evasão escolar é um problema do Estado, e precisamos assumir essa responsabilidade”, declarou o presidente, ao criticar os cortes de investimentos em educação nos governos anteriores.
Dentre os 116 premiados, estavam 54 alunos que se destacaram na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Os vencedores foram reconhecidos em oito categorias que abrangem a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral e educação profissional e tecnológica. Este reconhecimento incluiu também 49 professores que se destacaram na formação de seus alunos.
Os prêmios variaram entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, com a exigência de que os recursos sejam aplicados na melhoria da infraestrutura escolar e na valorização dos profissionais de educação. Lula comentou sobre a importância da resiliência dos premiados, comparando a entrega do prêmio ao “Oscar da resiliência”.
A cerimônia representa um passo significativo na agenda educacional do governo Lula, que se compromete a alfabetizar 80% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental até 2030, em colaboração com estados e municípios.
Evasão escolar é questão de Estado, diz Lula na entrega do Prêmio MEC
Fonte: Agencia Brasil.
Educação