21 de dezembro de 2025
InternacionalEUA suspende sanções contra ex-presidente paraguaio Horacio Cartes

EUA suspende sanções contra ex-presidente paraguaio Horacio Cartes

Ex-presidente paraguaio Horacio Cartes tem sanções dos EUA suspensas

Na manhã de segunda-feira (6), o ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofac) suspendeu as sanções impostas a ele em 2023, devido a alegações de envolvimento em corrupção. O levantamento das sanções foi comunicado por meio do site oficial do Ofac, no qual Cartes e suas empresas foram removidos de uma lista designada de “nacionais especialmente designados”.

Cartes, que exerceu a presidência entre 2013 e 2018, já havia negado repetidamente as acusações, que incluíam “corrupção desenfreada” e tentativas de obstruir investigações internacionais sobre crimes transnacionais. Em sua declaração no X, anteriormente conhecido como Twitter, Cartes expressou sua satisfação com o desfecho. “Com humildade e satisfação, recebo a notícia do levantamento das sanções do Ofac que pesavam sobre mim”, afirmou. O ex-presidente complementou ainda seu reconhecimento ao governo dos EUA por ter agido “com objetividade e senso de justiça ao analisar todas as circunstâncias relevantes”.

O ex-presidente é considerado uma figura influente na política paraguaia, sendo mentor do atual presidente Santiago Peña e líder do Partido Colorado, que continua a ter um papel significativo na administração do país. A relação entre o Paraguai e os Estados Unidos se mantém sólida, especialmente sob a presidência de Peña, que tem demonstrado apoio a iniciativas norte-americanas em fóruns internacionais.

Peña também se manifestou sobre a decisão da Ofac, reafirmando o compromisso do Paraguai em fortalecer sua aliança com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que mantém laços diplomáticos com Taiwan, apesar das pressões internas para reconhecer a China. “Celebramos essa decisão do governo dos Estados Unidos e reafirmamos nosso compromisso de trabalhar cada vez mais juntos”, disse Peña via X.

As sanções anteriores foram uma parte significativa das tensões entre Cartes e as autoridades americanas, as quais alegaram envolvimento em atividades ilícitas durante e após seu mandato. O conflito destaca um aspecto de complexidade nas relações bilaterais, especialmente em um contexto em que o Paraguai busca navegar entre as influências dos Estados Unidos e da China.

Imagem de divulgação do site da Agencia Brasil

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Chelsea aposta na “fórmula Santos” para garantir Ayyoub Bouaddi no elenco.

Chelsea Define Plano para a Contratação de Ayyoub Bouaddi O...

Polícia Civil recupera motos furtadas e prende três suspeitos em Linhares

Polícia Civil do ES Recupera Motocicletas Furtadas e Prende...

Corte de incentivos fiscais aprovado: impacto e arrecadação em 2026

Governo Aprova Corte de Incentivos Fiscais para Equilibrar Orçamento...

Gerson troca Zenit por Cruzeiro? Negociações avançam em busca da volta triunfante!

Gerson, do Zenit, vai jogar no Cruzeiro? O meio-campista Gerson,...

Governo do ES amplia Disque Denúncia 181 com atendimento via WhatsApp

Revolução Tecnológica na Segurança Pública Capixaba: Disque Denúncia...

Filme gaúcho “Vento Norte” será exibido em Roterdã 2026

O clássico do cinema gaúcho, "Vento Norte" (1951), dirigido...

Quilombo de Cabo Frio denuncia poluição e anuncia ações do MPF

Despejo Irregular de Esgoto Prejudica Ecosistema do Quilombo Maria...

Polícia Civil conclui investigação sobre homicídio em padaria em Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo conclui investigação sobre homicídio...

Vasco e Corinthians duelam no Maracanã pelo título da Copa do Brasil

Final da Copa do Brasil reúne Vasco e Corinthians...