CulturaEUA rotulam Moraes como "tóxico" e contestam decisão de Dino

EUA rotulam Moraes como “tóxico” e contestam decisão de Dino

Em uma escalada de tensões diplomáticas, o Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu críticas contundentes ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, através de postagens em redes sociais. Este episódio ocorre no contexto de recentes decisões judiciais brasileiras que reafirmam a soberania nacional sobre a aplicação direta de leis estrangeiras no Brasil.

O foco das críticas americanas se intensificou após declarações de Moraes ao jornal The Washington Post, em que ele defendeu a rigidez do processo judicial em curso no Brasil, que inclui investigações sobre esquemas golpistas. Segundo o jornal, Moraes ressaltou que não recuará em sua condução dos casos.

A conta do Bureau of Western Hemisphere Affairs publicou: “Alexandre de Moraes é tóxico para todas as empresas e indivíduos legítimos que buscam acesso aos EUA e seus mercados. Nenhum tribunal estrangeiro pode invalidar as sanções dos Estados Unidos — ou poupar alguém das consequências graves de violá-las”.

Essa postura foi reiterada com uma advertência às pessoas nos Estados Unidos e também às de outros países, destacando os riscos de sanções para aqueles que engajem com indivíduos considerados violadores de direitos humanos pelas autoridades americanas.

Além disso, o ministro Flávio Dino do STF proferiu uma decisão crucial esta segunda-feira, considerando que a obediência a leis estrangeiras sem a devida análise pelo judiciário brasileiro constitui uma violação à soberania nacional. Esta decisão foi tomada em uma ação proposta pelo Instituto Brasileiro de Mineração contra municípios que buscavam reparação em cortes estrangeiras, especificamente no Reino Unido, contra companhias de mineração.

A cobertura desse confronto entre jurisdições nacionais e internacionais evidencia não apenas a complexidade das relações globais, mas também a firmeza com que o judiciário brasileiro está disposto a defender sua autonomia legal e territorial.

Créditos: Imagens utilizadas são cortesia de Agência Brasil com modificação para fins de ilustração em artigo.

Governo Trump chama Moraes de “tóxico” e reage a decisão de Dino 

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Atendimento da Semfa em Cachoeiro será das 11h às 17h nesta quarta-feira (24)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro de...

Polícia Civil prende homem foragido com três mandados por homicídio em Jaguaré

Polícia Civil e PMES Prendem Suspeito de Homicídios em...

Anchieta investe na cultura com novo edital e resultados da PNAB para artistas locais

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Municipal...

Prefeitura de Cachoeiro autoriza construção da supercreche em Itaoca para educação infantil

Na última segunda-feira (22), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Guarda Municipal de Anchieta recebe 25 kits TASER 10 e fortalece segurança pública

A Prefeitura de Anchieta entregou 25 kits do TASER...

Polícia Civil prende homem investigado por homicídio em Guriri, São Mateus

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Homem Investido por...

Copa do Mundo: resultados de terça (23) e destaque para CR7

Cristiano Ronaldo Alcança Inédito Marco na Copa do Mundo...

Cachoeiro homenageia Edmar Mothé como Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2026

Na tarde desta terça-feira (23), a Prefeitura de Cachoeiro...

Dólar atinge R$ 5,18 e fecha no maior valor desde março passado

Dólar fecha em alta enquanto Ibovespa apresenta leve recuperação;...