Alunos das Redes Municipais do Rio de Janeiro Participarão do Projeto “Clubinho de Leitura”
Um novo projeto voltado para a formação de jovens leitores e para o fortalecimento da identidade racial será oferecido aos alunos das redes municipais de ensino do Rio de Janeiro. O “Clubinho de Leitura”, promovido pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), beneficiará cerca de 1.200 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II até o final de 2025. As atividades, que começam nesta segunda-feira (1º), visam estimular o hábito da leitura e promover o reconhecimento da história e cultura dos povos negros e indígenas, através de um enfoque cultural e educacional.
Durante as atividades, os alunos terão a oportunidade de interagir com escritores e contadores de histórias, além de participarem de dinâmicas lúdicas relacionadas à educação étnico-racial. O projeto também se propõe a proporcionar experiências que fortaleçam uma identidade racial positiva entre as crianças, preparando-as para se tornarem cidadãos mais conscientes e respeitosos com as diferenças culturais.
As escolas interessadas em participar do “Clubinho de Leitura” devem entrar em contato com a organização através do e-mail clubinhodolivro@pretosnovos.com.br. A programação das atividades ocorrerá às terças-feiras, até a primeira quinzena de dezembro, nas salas de aula e na galeria do IPN.
Patrocinado pela VLT Carioca e pelo Grupo L’Oréal, o projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, permitindo que empresas contribuam com parte do tributo de ISS para iniciativas culturais na cidade. De acordo com Merced Guimarães dos Anjos, diretora-presidente do IPN, a proposta é um pilar fundamental na formação das crianças. “O Clubinho do Livro trabalha o letramento racial para que, desde pequenos, eles aprendam a ser antirracistas e tolerantes com as diferenças culturais e religiosas”, afirmou a diretora em um comunicado divulgado pela VLT Carioca.
Os alunos participantes serão transportados em 20 ônibus até o Cais do Valongo, onde participarão de uma visita guiada pelo Circuito da Herança Africana, que inclui a Praça da Harmonia, o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAM) e o IPN. Dinâmicas de contação de histórias conduzidas por arte-educadores qualificados também farão parte da programação, enriquecendo ainda mais a experiência educativa dos jovens estudantes.
Estudantes do Rio terão aulas de cultura afro-brasileira
Fonte: Agencia Brasil.
Educação