25.8 C
Itapemirim
quinta-feira 28 março 2024

Espírito Santo registra melhor saldo de postos de trabalho dos últimos dez anos

Governo ESEspírito Santo registra melhor saldo de postos de trabalho dos últimos dez anos


O Espírito Santo registrou saldo positivo de 52.377 postos de trabalho em 2021, o melhor resultado estadual dos últimos dez anos. O dado consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgado nesta segunda-feira (31).

O mercado de trabalho formal capixaba se destaca, portanto, com o resultado positivo e histórico, mesmo num ano em que ainda são sentidos os desafios da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Desta forma, o desempenho capixaba demonstra que as ações colocadas em prática pelo Governo do Estado, durante a gestão da pandemia, seguem refletindo positivamente na conservação de empregos em diversos setores da economia capixaba.

Em 2021, o maior saldo foi no setor de bens e serviços (+14.373), seguido por vendedores do comércio em lojas e mercados (+14.219); serviços administrativos (+12.326); de técnico de nível médio (+5.113); de profissionais das ciências e artes (+2.803); serviços de reparação e manutenção (+2.161); trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca (+1.123); e trabalhadores da produção de bens e serviços industriais (+206).

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, comentou que as informações divulgadas por meio do Caged retratam que o Plano Espírito Santo – Convivência Consciente, maior pacote econômico lançado pelo Governo do Estado no período da pandemia do Coronavírus (Covid-19), alcançou um dos seus principais objetivos: a conservação e a geração de oportunidades para os capixabas.

“O pacote de medidas socioeconômicas lançado, em 2020, pelo governador do Estado, Renato Casagrande, foi ousado e efetivo na preservação de empregos em diversos setores que foram duramente atingidos pelos efeitos da pandemia. Foi possível dar suporte aos empreendedores e manter a atividade econômica, por meio da oferta de crédito para diversos setores importantes, como a agricultura, turismo e eventos, cultura, microempresas, autônomos, bares e restaurantes, entre outros. Crescemos mais do que o Brasil em termos de produto interno bruto”, disse Hoffmann.

Plano Espírito Santo — Convivência Consciente

O Plano Espírito Santo — Convivência Consciente é um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas. O objetivo é reduzir os impactos sofridos pela população capixaba, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Além da estimativa de criação de mais de 100 mil vagas de emprego, são previstos quase R$ 33 bilhões em investimentos do Governo do Estado, Federal e do setor privado até o final de 2022.
O Plano é resultado de um grande pacto que foi selado entre o poder público e o setor produtivo para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, exigindo que as ações sejam executadas a partir de uma visão interdisciplinar e multisetorial, com foco em respostas inovadoras.

Fotos Montagem: Divulgação

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas