Em Salvador, estudantes desfrutam de uma infraestrutura educacional avançada no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, uma escola de ensino médio em tempo integral que oferece diversas atividades complementares além do currículo acadêmico padrão. Segundo Liliane Fonseca, diretora da instituição, a escola prima por um modelo participativo onde os alunos têm voz ativa na concepção das atividades escolares.
A escola, que adotou o modelo de tempo integral há três anos, está equipada com quadra de esportes, piscina, laboratórios, além de uma sala de fisioterapia e um espaço dedicado ao acolhimento emocional dos estudantes. Durante uma visita recente, uma das alunas destacou a importância do suporte emocional que recebeu da escola após uma perda familiar.
O colégio também oferece aulas de música e um espaço especial para estudantes com neurodivergências, garantindo acompanhamento no contraturno escolar. “Cada uma dessas atividades é crucial para manter os estudantes engajados e oferecer uma formação mais completa”, afirmou Manoel Calazans, assessor da Secretaria de Educação da Bahia.
Nacionalmente, o ensino médio em tempo integral é um foco do governo federal desde 2023, alcançando mais de 1,3 milhão de alunos em 2024. Na Bahia, o índice de matrículas em tempo integral está em 20,9%, com uma rede que atinge 53,8% das escolas.
A colaboração técnica com o Instituto Natura apoia a gestão dos recursos públicos, essencial para a efetiva implementação dessa modalidade de ensino. Segundo Iara Viana, gerente do instituto, essa parceria permite uma adaptação às demandas específicas de cada região, melhorando a qualidade do ensino e proporcionando melhores resultados no desenvolvimento educacional dos estudantes.
O Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques exemplifica o impacto positivo dessa abordagem, apresentando uma diversidade de programas que ajudam a manter os estudantes na escola, ao mesmo tempo que prepara-os para o futuro acadêmico e profissional.
Fotos do colégio e de suas instalações são creditadas ao Instituto Natura, indicando o apoio contínuo na documentação e promoção das iniciativas educacionais desenvolvidas na escola.
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