O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, no Dia do Professor, que a construção de uma política consistente de educação é vital para o Brasil. Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, ele discursou sobre a importância de continuar avançando nessa área e anunciou a criação de duas novas instituições de ensino superior – uma federal indígena e outra focada em esportes – ainda este ano.
Lula ressaltou que a demora histórica no estabelecimento de instituições educacionais no país é um reflexo de escolhas políticas passadas, guiadas por uma elite que não priorizava a educação pública. “A educação é o começo e o caminho para um futuro melhor, porém é necessário que ela seja acompanhada por um avanço ideológico dentro das instituições educativas,” enfatizou o presidente.
Durante o evento também foi lançada a Carteira Nacional Docente do Brasil, que beneficiará 2,7 milhões de professores em todo o país, garantindo-lhes, entre outros benefícios, meia-entrada em eventos culturais. O documento é válido por dez anos e poderá ser solicitado a partir desta quinta-feira (16) na plataforma Mais Professores.
O presidente aproveitou a ocasião para premiar 100 mil professores de escolas públicas que apresentaram desempenhos notáveis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os agraciados receberam um cartão com crédito de R$ 3 mil para compra de equipamentos educacionais.
O programa Mais Professores ainda anunciou a parceria com diversas empresas, que oferecerão descontos e condições especiais para os professores. O portal de formação do programa foi reformulado, oferecendo agora um acesso mais fácil a cursos de formação continuada e graduações.
A iniciativa busca, além de apoiar a valorização dos professores, reforçar a continuidade das políticas de educação, essenciais para assegurar a soberania nacional através do conhecimento. Para futuras premiações e benefícios, os docentes devem se inscrever e manter o cadastro atualizado na plataforma Mais Professores.
Créditos da imagem: Agência Brasil.
Professor pode pedir Carteira Nacional Docente a partir de amanhã
Educação