23.5 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Educação promove capacitação para aplicação de prova de fluência em leitura – Release PMI

ItapemirimEducação promove capacitação para aplicação de prova de fluência em leitura - Release PMI

Educao promove capacitao para aplicao de prova de fluncia em leitura

capacitao destinada aos pedagogos das escolas municipais para a aplicao do Teste Fluncia em Leitura 2023

A Secretaria de Educação de Itapemirim promoveu hoje, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores, uma capacitação destinada aos pedagogos das escolas municipais para a aplicação do Teste Fluência em Leitura 2023, que será aplicada a todos os 622 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental, entre os dias 03 e 07 de julho do corrente ano, em todo estado.
Essa formação tem como meta preparar os pedagogos, que serão os multiplicadores da metodologia de aplicação da avaliação para as escolas e, de forma específica, repassarão aos professores, que serão os aplicadores do teste.
O teste de Fluência em Leitura é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com Fundação Lema, Instituto Natura e Associação Bem Comum, e chega ao município a partir do regime de colaboração entre estado e municípios. Itapemirim realizou a adesão em 2019, participando das edições de 2019, 2021 e 2022. O teste é um instrumento de monitoramento que permite uma série de análises e afere o processo de desenvolvimento dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. 
Neste ano de 2023, a aplicação acontecerá em duas etapas, sendo a primeira neste mês de julho e a segunda prevista para outubro. A partir dessa ação, as equipes gestoras terão o diagnóstico, que contribuirá para a percepção acerca do desenvolvimento da leitura, permitindo os resultados identificar o perfil leitor de cada estudante.
Para realizar o teste, o professor usará um aplicativo que grava áudios dos estudantes, fazendo a leitura de textos com graus de complexidade diferentes. Os áudios serão compilados pelo aplicativo, compondo um grande banco de dados, que depois de analisados pela assessoria e parcerias do estado, resultará em um relatório para cada escola acessar no sistema e realizar os devidos alinhamentos, para garantir o direito de aprendizagem dos estudantes.
A coordenadora do Pacto Pela Aprendizagem no Estado do Espírito Santo (Paes), Marcela Lemos Leal, enfatizou a importância do envolvimento de todos os profissionais que fazem parte desse processo. “O resultado do Teste Fluência permite análises. É um dado mobilizador. A partir dele, o próprio professor mobiliza o especialista e o gestor para juntos fazerem uma articulação com a equipe para proporcionar um plano de ação interventivo, para que os estudantes tenham garantido a consolidação da alfabetização no 2º ano inicial ”, afirma Marcela.

Essa é uma postagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES
#Educação #promove #capacitação #para #aplicação #prova #fluência #leitura
Educação promove capacitação para aplicação de prova de fluência em leitura

Fonte: Portal Oficial da Prefeitura de Itapemirim

Para mais informações sobre Educação promove capacitação para aplicação de prova de fluência em leitura siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece em Itapemirim. No Capixaba News você sempre recebe as notícias em primeira mão!

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas