16 de janeiro de 2026
CulturaEducação inclusiva é destaque no Caminhos da Reportagem

Educação inclusiva é destaque no Caminhos da Reportagem

Educação Inclusiva é Foco de Documentário na TV Brasil

Na noite desta segunda-feira (6), às 23h, a TV Brasil apresentará um episódio especial do “Caminhos da Reportagem”, abordando os desafios encontrados na educação de pessoas com deficiência no país. Intitulado “Uma Escola Para Todos”, o programa investiga os avanços e obstáculos enfrentados por esse segmento no acesso à educação de qualidade.

Segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 7% da população nacional. No entanto, revela-se uma disparidade alarmante no âmbito educacional: cerca de 63,1% dos indivíduos com deficiência acima de 25 anos não completaram o ensino fundamental, e a taxa de analfabetismo atinge 21,3%, número este triplo da meta proposta pelo Plano Nacional de Educação.

Meire Cavalcante, da Rede Ibero-Americana REDSEI/OEI, destaca uma evolução na percepção sobre a deficiência no contexto educacional. “A partir da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2006, o foco deixa de ser o indivíduo para ser a sociedade, transformando assim o conceito sobre deficiência”, explica Meire.

Relatos de pais, como os de Fabiana Elisa dos Santos, mãe de Victor que possui paralisia cerebral, e o casal Karla Cunha e André Nogueira, pais de Felipe, ressaltam as dificuldades para encontrar um ambiente escolar que realmente integre os estudantes com necessidades especiais.

A reportagem também destaca que, segundo o Ministério da Educação, atualmente 92% das crianças e adolescentes com deficiência estão matriculados no sistema educacional brasileiro, sendo a maioria em escolas públicas. Zara Figueiredo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), afirma: “Os programas e ações iniciados em 2008 foram fundamentais para incorporar esses alunos à rede regular de ensino”.

O programa ainda conta a história da cantora lírica Giovanna Maira, que perdeu a visão na infância. Ela relembra os desafios para adaptar o material didático às suas necessidades e celebra os progressos alcançados na inclusão educacional.

A matéria pretende proporcionar uma reflexão sobre os avanços e as pendências na inclusão escolar brasileira, dando voz a especialistas, pais e pessoas com deficiência, sem esquecer de trazer exemplos concretos de superação e persistência na busca por um ensino mais inclusivo.

Caminhos da Reportagem aborda educação para pessoas com deficiência

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES investe em rodovia e água em Conceição da Barra

Governo do Estado Lança Ordem de Serviço para Pavimentação...

Homem é preso em Mantenópolis por posse ilegal de arma de fogo e munições

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem em Flagrante...

SINE de Anchieta disponibiliza 70 novas vagas de emprego para a população

SINE de Anchieta oferece 70 vagas de emprego O SINE...

João Gomes decide ficar no Wolverhampton até junho, Napoli é o provável destino!

João Gomes em Alta: Alvo do Atlético de Madrid,...

Flamengo de olho em Taty Castellanos: futuro depende do West Ham na Premier League!

Flamengo Monitora Situação de Taty Castellanos no West Ham O...

Polícia Civil de ES Prende Líder da “Tropa da França” em Operação contra Crime Organizado

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Líder da "Tropa...

Samba e animação na Praia de Castelhanos em Anchieta neste sábado!

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, será palco de...

Porto de Santos alcança recorde histórico de movimentação em 2025

Porto de Santos Alcança Recorde Histórico de Movimentação em...

Campo Progressista Abre Espaço com Aposentadoria de Deputados Federais

O deputado federal Paulo Folleto (PSB) anunciou que não...