Economia Brasileira Cresce 0,5% no Segundo Trimestre, Revela Monitor do PIB
A economia brasileira apresentou um crescimento de 0,5% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2024, segundo o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), um estudo mensal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro. O resultado reflete uma desaceleração em comparação ao primeiro trimestre, que registrou uma alta de 1,3%. O Monitor do PIB fornece uma prévia do desempenho da economia, antecipando dados que serão oficialmente publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda de acordo com o levantamento, houve uma expansão de 0,5% na economia na passagem de maio para junho, com o PIB acumulado no primeiro semestre estimado em R$ 6,109 trilhões. Em relação ao mesmo período de 2023, a economia cresceu 2,4%, enquanto a expansão total nos últimos 12 meses foi de 3,2%. Juliana Trece, economista do Ibre, explicou que o crescimento observado no segundo trimestre foi impulsionado principalmente pelos setores de serviços e da indústria, embora o desempenho industrial tenha sido fortemente dependente da atividade extrativa, indicando certa fragilidade no setor.
O estudo ainda destaca que, embora o consumo das famílias tenha crescido, os números tendem a mostrar uma tendência de queda desde o final de 2024. No último trimestre daquele ano, a expansão foi de 3,7%, seguida por 2,6% e, mais recentemente, 1,5%. Esses números refletem os efeitos retardados da alta taxa de juros, que atualmente se encontra em 15%, o nível mais elevado desde julho de 2006. Essa elevação, iniciada em setembro do ano passado, é uma estratégia do Banco Central para combater a inflação, que ultrapassa a meta governamental.
O Monitor do PIB é um dos principais indicadores da saúde econômica do país. Em paralelo, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) também indicou uma expansão de 0,3% entre os dois primeiros trimestres de 2024, e uma alta de 3,9% nos últimos 12 meses. Os dados oficiais do PIB, coletados pelo IBGE, serão divulgados no dia 2 de setembro.
FGV: Com juro alto, economia desacelera e cresce 0,5% no 2º trimestre
Fonte: Agencia Brasil.
Economia