12 de fevereiro de 2026
EconomiaDocumentário "Vai para a Argentina, Carajo!" foca em Milei hoje.

Documentário “Vai para a Argentina, Carajo!” foca em Milei hoje.

Estreia do Documentário “Vai para a Argentina, Carajo!” Analisa Fenômeno Milei e Seus Impactos Sociais e Econômicos

Nesta quinta-feira (9), o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) lança o documentário “Vai para a Argentina, Carajo!”, uma análise contundente da ascensão do presidente argentino Javier Milei. Gravada em agosto deste ano, a obra explora os fatores que impulsionam a popularidade do político, considerado uma figura de ruptura no atual cenário argentino. Os diretores Eduardo Moreira e Juliana Baroni, acompanhados pelo argentino Fabián Restivo, viajaram a Buenos Aires para investigar as repercussões da gestão de Milei sobre a sociedade e a economia do país vizinho. Entre as entrevistas realizadas, estão tanto críticos quanto defensores do governo, além da população local, de centros financeiros a bairros periféricos.

O documentário revela os custos do arrocho fiscal e os cortes drásticos nos financiamentos de áreas essenciais como Cultura, Direitos Humanos, Educação e Assistência Social. Com uma narrativa que busca ser próxima e acessível ao público, Baroni destaca a importância da “linguagem crua” utilizada no filme, que visa refletir a realidade vivida por muitos argentinos. Utilizando smartphones para capturar as imagens, a equipe optou por uma abordagem estética que transmite autenticidade e conectividade, permitindo que o espectador se sinta parte da narrativa.

Além de imagens capturadas durante a filmagem, o documentário integra obras de arte geradas por inteligência artificial e fragmentos de discursos e protestos contra a política de Milei. As manifestações, registradas ao longo da produção, criticam diretamente as decisões governamentais, especialmente aquelas que impactam os serviços públicos essenciais. Um dos maiores protestos, organizado em conjunto com o coletivo das Mães da Praça de Maio, contou com a participação de aproximadamente 800 mil pessoas, sinalizando a mobilização social contra as medidas adotadas pelo governo.

Na estreia do filme em São Paulo, Moreira enfatizou os desafios enfrentados para promover a obra, mencionando bloqueios em plataformas digitais contra críticas ao presidente Milei. Essa situação inédita levou o ICL a buscar alternativas de divulgação por meio de redes de colaboradores e simpatizantes, prevendo um público de pelo menos 50 mil interessados na estreia. O documentário está disponível de forma gratuita no canal oficial do ICL no YouTube.

Documentário sobre reformas econômicas na Argentina estreia hoje

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Pecuária no 4° trimestre: crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos

Produção Animal no Brasil Cresce em Diversos Setores no...

Polícia Civil de Linhares captura dois foragidos, incluindo estuprador condenado

Operação da Polícia Civil em Linhares resulta na prisão...

Cachoeiro participa de monitoramento nacional sobre resistência a inseticidas do Aedes aegypti

Cachoeiro de Itapemirim foi selecionada pelo Ministério da Saúde...

Prorrogadas inscrições para correspondentes bancários do Bandes até 6/3

Prorrogação de Inscrições para Correspondentes Bancários do Bandes As inscrições...

Folia responsável em Marataízes: conscientização no trânsito

Marataízes Intensifica Fiscalização de Trânsito com Blitz Educativa Na tarde...

Carvajal ganha chance de brilhar como titular do Real Madrid contra a Real Sociedad!

Carvajal ganha nova chance no Real Madrid após reunião...

Cachoeiro de Itapemirim define funcionamento de serviços essenciais no Carnaval

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou um esquema...

Servidores da Assembleia solicitam melhorias no Sistema de Mérito Funcional

Servidores da Assembleia Legislativa do Espírito Santo debatem melhorias...

Novo ginásio do Niterói em Piúma avança com apoio da Prefeitura e Governo Estadual

Novo Ginásio no Niterói Entra na Fase Final de...