10 de agosto de 2025
PolíticaDisputa no Senado: Marcos do Val e outros pré-candidatos em cena em...

Disputa no Senado: Marcos do Val e outros pré-candidatos em cena em 2026

O senador capixaba Marcos do Val, do Podemos, vive uma situação delicada após ter sido obrigado a usar tornozeleira eletrônica por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A medida foi consequência de uma viagem não autorizada aos Estados Unidos, levantando críticas no Senado. Em um acordão, apesar de, teoricamente, se livrar da tornozeleira, Do Val teria seu mandato suspenso por seis meses, passando seu lugar à pedagoga Rosa Márcia Foerste da Silva, do Cidadania. Em meio a essa incerteza, a disputa por duas das três cadeiras do Senado no Espírito Santo em 2026 promete ser acirrada, com o deputado Callegari, do PL, indicando mudanças partidárias para viabilizar sua candidatura. Ele e outros pré-candidatos têm atraído atenção devido a suas trajetórias, algumas controversas.

A situação em Presidente Kennedy, município capixaba que recebe altos royalties de petróleo, é igualmente preocupante. Apesar das receitas, a cidade possui os piores índices sociais do estado, evidenciando a desconexão entre riqueza gerada e o bem-estar da população. Ativistas e autoridades religiosas têm alertado sobre os impactos negativos do projeto Porto Central, que ameaça o patrimônio cultural local. No cenário legislativo, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo notificou o governo a se manifestar sobre a Lei Antigênero, que permite que pais impeçam seus filhos de participarem de atividades escolares relacionadas ao gênero, revelando divisões nas esferas política e social.

Recentemente, servidores públicos no estado aprovaram um estado de greve com foco na reestruturação de carreiras e melhores condições de trabalho, refletindo uma crescente insatisfação. Outras mobilizações abordam a necessidade de guardas ambientais e iniciativas de segurança alimentar, demonstrando um panorama de luta e reivindicações comunitárias que permeiam diversas áreas.

Foto: PMP

Fonte: Século Diário

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES homenageia pais que exercem a paternidade com amor

Polícia Civil do Espírito Santo Homenageia Pais nesta Data...

Lewandowski avalia saída do Barcelona após proposta bilionária da Arábia Saudita!

Lewandowski recebe proposta milionária para deixar o Barcelona Robert Lewandowski...

Demissões em 2024: 50% são causadas por problemas comportamentais

Demissões em 2024: Questões comportamentais lideram motivos para desligamento Um...

Governo do ES divulga diagnóstico nutricional de 150 mil estudantes estaduais

Resultados do Diagnóstico do Estado Nutricional dos Estudantes da...

Sampaio e Sesi disputam abertura da final da LBF na TV Brasil

Clássico do Basquete Feminino na TV Brasil: Sampaio Basquete...

Seis Craques Intocáveis no Real Madrid: Xabi Alonso Define seus Pilares na Temporada!

Os Seis Jogadores Intocáveis de Xabi Alonso no Real...

Polícia Civil prende dois envolvidos em homicídio no bairro Santa Mônica, Guarapari

Polícia Civil do ES Prende Suspeitos de Homicídio em...

Agerh do Governo do ES abre vagas para Agente de Desenvolvimento Ambiental

Agerh Lança Edital para Contratação de Agentes de Desenvolvimento...

Polícia Civil do ES prende “Juninho”, o criminoso mais procurado de Marataízes

Polícia Civil do ES captura criminoso mais procurado de...
- Advertisement -spot_img