A eleição da Associação de Moradores de Barcelona, no bairro da Serra, promete polarizar a comunidade local, com quatro chapas registradas na disputa. Com a votação marcada para o dia 26 de outubro, os candidatos são Max Periguinho (Chapa 11), Professor Artur (Chapa 12), Carlinhos Pé Sujo (Chapa 33) e Wesley Caju (Chapa 44).
Max Periguinho busca a reeleição, tendo sido parte do grupo de Professor Artur antes de se aliar ao vereador Cabo Rodrigues (MDB). Seu vice, Jones Nunes, recebeu 541 votos em sua tentativa anterior à Câmara. Professor Artur, ex-vereador, é uma figura proeminente, tendo conquistado 2,5 mil votos na última eleição. O seu vice, Basílio da Saúde, e Nilza Cordeiro, presidente do PSDB, estão ao seu lado.
Carlinhos Pé Sujo, com uma longa trajetória de seis mandatos na associação, é estreitamente ligado ao deputado estadual Alexandre Xambinho (Podemos) e ao vereador Professor Renato Ribeiro (PDT). Já Wesley Caju, ex-assessor de Artur, é respaldado por lideranças religiosas, tendo como vice Pastor Joaquim.
A disputa não é isenta de controvérsias. Inicialmente agendada para julho, a eleição foi suspensa por decisão judicial após um pedido de Wesley Caju, que alegava irregularidades na diretoria. A nova assembleia, realizada em 18 de agosto, aprovou o direito ao voto para todos os moradores a partir de 16 anos, o que deve aumentar significativamente o número de eleitores.
No processo judicial, Caju denunciou modificações estatutárias que restringiam a elegibilidade às candidaturas apenas a sócios proprietários, substancialmente a minoria dos associados. A juíza Kelly Kiefer aceitou parte das alegações, adiando a votação e assegurando nova república do calendário eleitoral, porém permitindo que a atual diretoria continuasse em funções limitadas, uma vez que seu mandato já havia terminado.
A associação é um reflexo de um bairro que começou na década de 1980 como um conjunto habitacional. Levantamentos informais indicam que Barcelona abriga cerca de 20 mil habitantes, embora essa cifra possa ser subestimada.

*Redes Sociais*
Fonte: Século Diário

