“O Agente Secreto” Brilha no Gotham Film Awards e Busca Impactar o Público Brasileiro
O cinema brasileiro tem um novo motivo para celebrar: “O Agente Secreto”, dirigido pelo aclamado Kleber Mendonça Filho, foi indicado para múltiplos prêmios no Gotham Film Awards, uma das importantes cerimônias de reconhecimento do cinema independente internacional. As indicações incluem melhor roteiro original e melhor atuação, pela performance de Wagner Moura.
Antes de sua estreia nacional, prevista para o dia 6 de novembro, o filme vem colecionando reconhecimentos, com destaques como os prêmios de melhor direção e melhor ator no prestigiado Festival de Cannes. Esses laureados dão indicativos fortes para suas futuras indicações e quem sabe, vitórias em outras premiações internacionais, incluindo o Oscar.
Durante uma coletiva em São Paulo, Wagner Moura compartilhou suas perspectivas sobre a trajetória promissora do filme. “A gente está fazendo tudo direito, mas eu acho que a gente tem que ter calma e respirar. Mas quando começa a ter essas indicações de outras premiações como o Gotham, aí eu começo a dizer que a gente tem um caminho que está parecendo mais real do que há duas semanas”.
Com o objetivo de tocar profundamente o público brasileiro e, especialmente os jovens, Kleber Mendonça ressaltou a importância de levar a história nacional para as telas, principalmente para educar e transformar pontos de vista sobre o país. O filme se passa nos anos 70 durante a ditadura militar e conta a história de Marcelo, um homem voltando a Recife para reencontrar o filho e fugir de um passado nebuloso.
Mendonça também comentou sobre a prerrogativa da arte em preservar a memória histórica: “O Brasil é um país que tem algumas questões com memória, é um país que tende a esquecer de muita coisa. Eu acho que o cinema é um instrumento muito bom, porque ele é um bom filme, prende a sua atenção, te diverte e te mantém entretido, mas ele também pode ter uma carga de informação de verdade sobre o lugar onde a gente mora”.
O filme não apenas representa uma busca artística por memórias e entendimentos, mas também uma crítica a como momentos históricos são frequentemente apagados ou alterados pelas narrativas dominantes, influenciando diretamente no panorama sociopolítico atual do país.
O Agente Secreto promete ser uma obra que, além de entreter, será uma ferramenta de reflexão e conhecimento, marcando sua posição tanto no cenário nacional quanto internacional.
Créditos das imagens: Agência Brasil
Diretor de O Agente Secreto quer que filme seja descoberto por jovens
Internacional

