Dia do Delegado de Polícia é comemorado neste sábado (03) – Notícias da Polícia Civil ES

0
154
Dia do Delegado de Polícia é comemorado neste sábado (03)

No próximo sábado (03), é comemorado o Dia do Delegado de Polícia, profissional responsável técnico jurídico que tem a função de apurar os fatos que configuram ilícitos penais, identificando os autores da conduta delituosa e auferindo prova da materialidade delitiva. O Espírito Santo conta com 235 delegados na ativa. Além disso, 40 novos delegados estão previstos para ingressar na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

Esses profissionais desempenham importantes atividades de polícia judiciária no Estado e precisam de muita dedicação e preparo para a aplicação da lei com sabedoria, bom senso e justiça.

São várias as atribuições desempenhadas pelos delegados de Polícia. Entre elas estão lavratura de autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados, inquéritos policiais, apreensão de objetos que têm relação com fato delituoso, elaboração de relatórios, arbitrar fiança quando a pena máxima cominada ao delito for de até quatro anos, além de determinar o afastamento de qualquer servidor público que venha a cometer crime de lavagem de dinheiro, entre outras funções.

A delegada Larissa Lacerda de Oliveira é uma das servidoras que se destacam na carreira policial. Atuando como delegada adjunta do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), ela ingressou no concurso da PCES de 2008 como agente de Polícia. Graduada em Direito e especialista em Processo Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e, em Ciências Criminais, pela Faculdade de Vitória (FDV), a profissional foi aprovada como delegada de polícia no ano de 2012.

“Desde o ingresso na faculdade de Direito, desejava seguir a carreira policial. Me recordo que, no primeiro dia de aula, uma professora indagou aos alunos a profissão que queriam seguir e eu prontamente respondi: delegada de Polícia. O que me despertava esse sonho era poder mesclar a teoria do direito com o trabalho policial operacional. Por isso, desde a faculdade, minhas ações foram voltadas para a área”, contou a delegada Larissa Lacerda de Oliveira.

“Estagiei durante a faculdade no Jurídico da Associação de Investigadores, onde pude conhecer um pouco do dia a dia policial, conhecendo também a parte administrativa da Polícia. Ao me formar, em 2007, segui os estudos para o concurso público, sendo aprovada para Agente de Polícia no concurso de 2008 e para Delegada de Polícia no concurso de 2010”, disse a delegada.

Ela conta que muitos fatos marcaram a vida dela durante esses anos de profissão, sobretudo os trabalhos realizados nas Delegacias com atuação voltada à população mais vulnerável. A delegada destacou que cada prisão realizada com a equipe da DPCA traz a sensação especial de dever cumprido, pois tira o criminoso de circulação, promovendo a devida punição e rompendo um ciclo de violência, além de prevenir novas possíveis vítimas.

Durante a carreira, Larissa Lacerda de Oliveira atuou na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), no Distrito Policial da Praia do Canto, Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (DEACLE), Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Divisão de Inteligência, Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI), Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) em Cariacica e Vitória, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e atualmente atua no Denarc de Vitória.

No Denarc, a delegada tem colhido bons frutos, participando de operações com apreensões de uma série de recordes históricos alcançados pela unidade no ano de 2022. “É um orgulho pertencer à Polícia Civil do Espírito Santo, uma Instituição que muito avança e que muito alcança. Sinto-me honrada em fazer parte dessa família e espero continuar contribuindo para o crescimento da PCES”, completou a profissional.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, aproveitou a data para agradecer os colegas de profissão pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e reconheceu a importância desses profissionais para toda a sociedade capixaba. “Parabenizo aos colegas delegados da Polícia Civil pela participação na construção e manutenção da democracia. Garantir direitos é a forma mais eficaz de defesa da democracia. Mais uma vez, meus parabéns a todos”, disse.

Novos delegados de Polícia

Além dos delegados que compõem o quadro da PCES, 40 novos delegados estão previstos para ingressar na Instituição. Ao todo, 9.176 pessoas se inscreveram no processo seletivo para o cargo. As provas objetivas ocorreram no dia 11 de setembro deste ano, em Vitória. Atualmente, o concurso está na fase de resultado provisório da prova discursiva.

 

 

Texto: Adriana Nascimento Amaral, Policial Civil – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
 
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara 
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111     

   

 

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui