13 de fevereiro de 2026
Meio AmbienteDesmatamento na Amazônia e Cerrado tem quedas significativas em 2025

Desmatamento na Amazônia e Cerrado tem quedas significativas em 2025

Desmatamento na Amazônia e no Cerrado Registra Queda Significativa, Aponta Deter

As áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado apresentaram uma redução expressiva entre agosto de 2025 e janeiro deste ano, conforme dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os alertas na Amazônia somaram 1.324 km², refletindo uma diminuição de 35% em relação ao período anterior, quando foram registrados 2.050 km². No Cerrado, os alertas totalizaram 1.905 km², uma queda de 6% frente ao total anterior de 2.025 km².

As novas informações foram divulgadas na última quinta-feira (12), durante a 6ª reunião ordinária da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Combate ao Desmatamento, realizada no Palácio do Planalto. Reativado em 2023, o colegiado é coordenado pela Casa Civil e conta com a participação de 19 ministérios.

O Deter, que opera como um sistema de alertas diários, é fundamental para apoiar ações de fiscalização ambiental e se diferencia do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que mede anualmente a taxa de desmatamento. Os dados mostram que, entre 2022 e 2025, o desmatamento acumulado na Amazônia caiu 50%, enquanto no Cerrado a redução foi de 32,3%.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, existe uma expectativa de que a taxa de desmatamento na Amazônia alcance níveis históricos mínimos até 2026, se os esforços atuais forem mantidos. A ministra destacou que as políticas públicas, fundamentadas em dados científicos, trouxeram resultados positivos sem comprometer o crescimento econômico.

“Com a redução do desmatamento, o agronegócio continua em expansão. Abrimos 500 novos mercados para a agricultura brasileira e fechamos um acordo entre a União Europeia e o Mercosul, demonstrando que políticas públicas consistentes produzem resultados”, ressaltou Marina Silva.

No entanto, a situação difere no Pantanal, onde os alertas de desmatamento aumentaram em 45,5%, passando de 202 km² para 294 km² entre agosto de 2025 e janeiro deste ano. Apesar do crescimento, na comparação entre 2023 e 2024, houve queda de 65,2%.

Aumento nas Ações de Fiscalização

O Ministério do Meio Ambiente indicou que o fortalecimento das ações de controle é um dos principais fatores para a redução dos alertas. Em comparação com 2022, as ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) cresceram 59%. As operações do ICMBio também aumentaram em 24%, com as áreas embargadas subindo 51% pelo Ibama e 44% pelo ICMBio. O número de operações de fiscalização ambiental na Amazônia cresceu quase 148%, e as ocorrências registradas passaram de 932 para 1.754, com um aumento significativo nas apreensões de minérios (170%) e de madeira (65%).

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância do monitoramento científico como ferramenta crucial para fundamentar políticas públicas eficazes. “Estamos demonstrando ao mundo que o Brasil não apenas monitora seus biomas, mas utiliza a ciência como instrumento de cuidado e soberania”, afirmou.

Os dados e informações sobre os índices de desmatamento são fundamentais para compreender a dinâmica ambiental no Brasil e orientar futuras ações em prol da preservação dos biomas.

Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES impulsa cafeicultura sustentável e de qualidade no Estado

Espírito Santo Avança na Consolidação de uma Cafeicultura Sustentável...

IBGE projeta safra de 342,7 milhões de toneladas para janeiro de 2026

Produção de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas em 2026: Prognósticos...

Polícia Civil do ES elucida assassinato de idoso e encontra cabeça da vítima

Polícia Civil do ES identifica suspeito de assassinato de...

Inter de Milão observa André Luiz, volante promissor do Corinthians para reforços futuros!

Inter de Milão Monitora André Luiz do Corinthians A Inter...

Inscrições abertas em Cachoeiro para Casamento Comunitário e Baile de Debutantes

Estão abertas as inscrições para os projetos sociais Casamento...

Mega-Sena segue acumulada e prêmio salta para R$ 62 milhões

Mega-Sena Acumula e Prêmio Vai a R$ 62 Milhões O...

Arsenal e Chelsea em intensa disputa: quem ficará com Omari Hutchinson?

Arsenal e Chelsea Disputam a Contratação de Omari Hutchinson Arsenal...

Pecuária no 4° trimestre: crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos

Produção Animal no Brasil Cresce em Diversos Setores no...

Polícia Civil de Linhares captura dois foragidos, incluindo estuprador condenado

Operação da Polícia Civil em Linhares resulta na prisão...