23 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Deic desmantela associação criminosa que praticava estelionato no mercado imobiliário capixaba – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaDeic desmantela associação criminosa que praticava estelionato no mercado imobiliário capixaba - Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), desmantelou, em novembro de 2023, uma associação criminosa envolvida em práticas de estelionato no setor imobiliário na cidade de Vila Velha.

A associação contava com três membros. Uma integrante de 44 anos foi presa na região de Peracanga, no município de Guarapari, e o segundo integrante de 34 anos foi preso em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. A terceira integrante do grupo, de 60 anos, está foragida.

As investigações tiveram início após uma vítima de golpe entrar em contato com a equipe policial, solicitando auxílio. Ainda de acordo com as investigações, a associação criminosa agia desde o ano de 2020 no mercado imobiliário de Vila Velha, interceptando compras e aluguéis de imóveis de luxo. Os membros da organização se passavam por corretores de imóveis e chegaram a constituir uma empresa no ramo, visando a aumentar a credibilidade de suas atividades ilícitas.

Os criminosos atraíam vítimas para pagarem antecipadamente aluguéis anuais com descontos de 20 a 25%, que supostamente já iriam incluir o valor do condomínio. “No entanto, esses valores não eram repassados aos verdadeiros proprietários e as taxas condominiais não eram pagas”, informou o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais, delegado Gabriel Monteiro.

“Os criminosos pegavam anúncios de casas de luxo na internet e entravam em contato com o locador para poder fechar um contrato. Logo após fechar o contrato, anunciavam o imóvel para alugar”, completou o delegado Gabriel Monteiro.

O prejuízo para as vítimas e para as imobiliárias chegou a cerca de R$ 300 mil. “Os criminosos chegavam a pagar apenas dois meses de aluguel e os locatários nem chegavam a receber a chave do novo imóvel. Apenas uma vítima teve um prejuízo de R$ 46 mil”, relatou Monteiro.

Os detidos foram indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Após os procedimentos de praxe, foram encaminhados ao sistema prisional.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas