4 de julho de 2025
PolíciaDecon deflagra 2ª fase de operação conjunta para combater fraude na venda de papel...

Decon deflagra 2ª fase de operação conjunta para combater fraude na venda de papel toalha e papel higiênico no Estado – Notícias da Polícia Civil ES

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), realizou, nessa quarta-feira (18), a 2ª fase da operação conjunta, com objetivo de combater a fraude na venda de papel toalha e papel higiênico comercializados em todo o Espírito Santo. As marcas são investigadas por comercializarem os papéis em uma quantidade menor do que a informada na embalagem.

Após a 1ª fase da operação, que foi realizada no dia 25 de setembro, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) identificou mais quatro marcas que estavam sendo vendidas fora das especificações, com falhas na rotulagem que induzem o consumidor a erro, com a fraude no tamanho ou quantidade. O fato foi constatado por meio de laudo do Ipem-ES.

Nesta 2ª fase, realizada nessa quarta-feira (18), foram fiscalizadas oito lojas nos municípios de Vila Velha, Vitória e Serra. O Procon-ES ainda encontrou uma quinta marca com indícios de irregularidades, sendo as cinco marcas apreendidas e retiradas do comércio. As amostras foram encaminhadas para novas análises.

Segundo as investigações, as marcas comercializavam os papéis toalha e higiênico em uma quantidade menor do que a informada na embalagem. Segundo constatado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo, o Ipem-ES, a diferença chega a ser de mais de 40%.

Após análise técnica, foi verificado que em pacotes de papel toalha que deveriam ter 1 mil toalhas, havia 400, 480, 500 toalhas. E em rolos de papel higiênico de 500 metros, havia só 230, 250, 280 metros.

As investigações identificaram que as empresas são de vários Estados, atuando com o mesmo modus operandi e com o mesmo tipo de fraude. Está sendo apurado se essas empresas podem se tratar de uma associação criminosa nacional que está atuando para fraudar o setor público e privado.

Foram identificadas que as cinco marcas têm o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), com origem em três Estados, sendo uma localizada no município da Serra e uma em Vila Velha, no Espírito Santo; duas em Santa Catarina, no Paraná, e uma em São Paulo. Com a identificação de fábricas suspeitas em outros Estados, a Polícia Civil e o Ipem-ES vão comunicar os órgãos dos respectivos estados.   

De acordo com o Procon-ES, quem comprou o produto que apresenta uma quantidade menor do que a informada ou que não tenha as especificações sobre a metragem na embalagem tem o direito de trocar o produto.

Com a operação, os fabricantes passam a ser investigados pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) por estelionato e crimes contra a relação de consumo.

Texto: Olga Samara Gomes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Top 5

Confira Mais

Governo do ES: Fundação Carmélia abre credenciamento para transmissões de eventos

Fundação Carmélia Abre Credenciamento para Prestadores de Serviço em...

Cachoeiro de Itapemirim alcança 6 milhões de visualizações no Instagram em 30 dias

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim comemorou um marco...

Real Madrid aposta em Álvaro Carreras e encerra contratações após Mundial de Clubes

Real Madrid toma decisão sobre contratações O Real Madrid já...

Polícia Civil do ES apreende 15 quilos de skunk em operação contra narcotráfico

Polícia Civil do ES realiza operação e combate ao...

Brasil estabelece novo recorde de turistas estrangeiros em 2024

Brasil registra recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre...

Prefeitura de Cachoeiro realiza limpeza e segurança no córrego do bairro Coramara

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim inicia a limpeza...

Brics devem unir-se para liderar em IA e energia, dizem experts

Brics e a Importância da Cooperação em IA e...

Liverpool imortaliza Jota ao aposentar a icônica camisa 20 do atacante português

Liverpool Aposenta a Camisa 20 em Homenagem a Diogo...

Polícia Civil deflagra Operação “Usura” e apreende R$ 51 mil em esquema de agiotagem

Operação "Usura": Polícia Civil do ES combate agiotagem na...
- Advertisement -spot_img