1 de setembro de 2025
PolíciaDecon deflagra 2ª fase de operação conjunta para combater fraude na venda de papel...

Decon deflagra 2ª fase de operação conjunta para combater fraude na venda de papel toalha e papel higiênico no Estado – Notícias da Polícia Civil ES

A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), realizou, nessa quarta-feira (18), a 2ª fase da operação conjunta, com objetivo de combater a fraude na venda de papel toalha e papel higiênico comercializados em todo o Espírito Santo. As marcas são investigadas por comercializarem os papéis em uma quantidade menor do que a informada na embalagem.

Após a 1ª fase da operação, que foi realizada no dia 25 de setembro, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) identificou mais quatro marcas que estavam sendo vendidas fora das especificações, com falhas na rotulagem que induzem o consumidor a erro, com a fraude no tamanho ou quantidade. O fato foi constatado por meio de laudo do Ipem-ES.

Nesta 2ª fase, realizada nessa quarta-feira (18), foram fiscalizadas oito lojas nos municípios de Vila Velha, Vitória e Serra. O Procon-ES ainda encontrou uma quinta marca com indícios de irregularidades, sendo as cinco marcas apreendidas e retiradas do comércio. As amostras foram encaminhadas para novas análises.

Segundo as investigações, as marcas comercializavam os papéis toalha e higiênico em uma quantidade menor do que a informada na embalagem. Segundo constatado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo, o Ipem-ES, a diferença chega a ser de mais de 40%.

Após análise técnica, foi verificado que em pacotes de papel toalha que deveriam ter 1 mil toalhas, havia 400, 480, 500 toalhas. E em rolos de papel higiênico de 500 metros, havia só 230, 250, 280 metros.

As investigações identificaram que as empresas são de vários Estados, atuando com o mesmo modus operandi e com o mesmo tipo de fraude. Está sendo apurado se essas empresas podem se tratar de uma associação criminosa nacional que está atuando para fraudar o setor público e privado.

Foram identificadas que as cinco marcas têm o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), com origem em três Estados, sendo uma localizada no município da Serra e uma em Vila Velha, no Espírito Santo; duas em Santa Catarina, no Paraná, e uma em São Paulo. Com a identificação de fábricas suspeitas em outros Estados, a Polícia Civil e o Ipem-ES vão comunicar os órgãos dos respectivos estados.   

De acordo com o Procon-ES, quem comprou o produto que apresenta uma quantidade menor do que a informada ou que não tenha as especificações sobre a metragem na embalagem tem o direito de trocar o produto.

Com a operação, os fabricantes passam a ser investigados pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) por estelionato e crimes contra a relação de consumo.

Texto: Olga Samara Gomes

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Top 5

Confira Mais

Marataízes: Gestão Municipal busca liberação de obras no Estado

Marataízes: Comitiva Municipal discute desenvolvimento urbano com o Governo...

Barroso assegura julgamento sereno de Bolsonaro no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís...

Nova Feira da Agricultura Familiar será inaugurada em Cachoeiro nesta terça-feira

Moradores do bairro Alto Village, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Polícia Civil apreende veículo do suspeito em duplo homicídio em Alto Rio Novo

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende Veículo Utilizado em...

Chelsea desiste de Fermín López e foca em novas alternativas para o ataque

Fermín López vai ficar no Barcelona O meio-campista Fermín López...

Prefeitura de Cachoeiro realiza limpeza urbana nos bairros Vila Rica e Zumbi

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou as ações...

Brasil alcança recorde histórico de 5 milhões de barris diários de petróleo

Brasil atinge marco histórico de produção diária de petróleo...

SINE de Anchieta abre 52 vagas de emprego nesta segunda-feira; participe!

O SINE de Anchieta abre oportunidades para quem busca...

Governo do ES lança Guia Técnico sobre ICMS na Educação para gestores

Sedu e Associação Bem Comum Lançam Guia Técnico sobre...
- Advertisement -spot_img