COP30 Retoma Atividades Após Incêndio e Pode Continuar Além do Previsto
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) reabriu suas portas na manhã desta sexta-feira (21) após um incêndio que causou a interrupção das atividades na tarde de quinta-feira (20). A Zona Azul, principal área de negociação do evento, começou suas sessões já às 9 horas, com delegações de diversos países ansiosas para retomar os trabalhos. Apesar do esforço para finalizar os debates programados até hoje, o presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago, reconheceu que o incidente pode impactar o calendário estabelecido, levando à necessidade de um prazo maior para as negociações.
Os pavilhões dos países afetados pelo fogo foram isolados, resultando na suspensão das atividades até que a situação seja completamente regularizada. Em entrevista exclusiva à TV Brasil, Corrêa do Lago destacou que é comum que as COPs ultrapassem suas datas limite devido à complexidade dos temas tratados. Ele enfatizou a importância de alcançar um consenso sobre as ações necessárias para limitar o aquecimento global a 1,5°C — um dos principais objetivos da conferência.
“O importante é que os trabalhos alcancem um bom resultado e impactem positivamente a vida das pessoas”, destacou Corrêa do Lago, ao ressaltar que ainda não há uma data definitiva para o encerramento das atividades. A estratégia a ser adotada nas próximas horas se baseará na evolução das discussões e no alcance de acordos significativos.
A expectativa é que os delegados trabalhem intensamente na busca de soluções que possam não apenas avançar nas metas climáticas, mas também responder aos desafios impostos por eventos inesperados, como o incêndio, que testam a resiliência das negociações internacionais.
COP30: trabalhos seguem normalmente nesta sexta, após incêndio
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente

