Meio AmbienteCOP30: Moradores da Amazônia anseiam por água potável e saneamento

COP30: Moradores da Amazônia anseiam por água potável e saneamento

COP30: Desafios e Realidades da Ilha do Combu em Belém

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém, trará líderes mundiais para discutir o futuro dos ambientes urbanos e florestais do planeta diante dos desafios do aquecimento global. Destaque para a importância da Amazônia, que será o palco das negociações. Neste contexto, a Ilha do Combu, a 1,5 quilômetro do centro histórico da capital paraense, representa um microcosmo das questões enfrentadas na região. Com 65% do território da cidade composto por ilhas, a Ilha do Combu é um espaço em que os desafios de infraestrutura, especialmente água potável e saneamento, são preponderantes, refletindo as dificuldades da população local em um bioma vital para a saúde do planeta.

Morador há 49 anos na Ilha do Combu, o comerciante Rosivaldo de Oliveira Quaresma destaca que a busca por água mineral é uma rotina necessária para garantir a qualidade dos produtos oferecidos em seu restaurante. Ele explica que, embora a água do Rio Guamá seja utilizada para higiene e limpeza, esta não é potável. “Alguns turistas acham que usamos água do rio para fazer suco, mas temos que informá-los que nossa água é de tambores de 20 litros, o que se torna caro”, comenta. Em contraste com a área continental, onde a distribuição de água é feita pela rede que abastece a população, as ilhas dependem de sistemas de distribuição independentes, sem a infraestrutura adequada.

A população da Ilha do Combu, que abriga 596 famílias, enfrenta também problemas relacionados ao saneamento básico. A maioria das casas utiliza fossas sépticas, que se tornam insuficientes com o aumento do turismo. Ana Maria de Souza, professora aposentada que se adaptou para receber visitantes na ilha, é uma exceção, pois criou uma fossa ecológica que minimiza o impacto ambiental. O modelo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), utiliza tecnologia de baixo custo e aproveita a vegetação local para filtrar os dejetos.

A natureza como protagonista também é um fator fundamental nas discussões políticas durante a COP30. Enquanto as obras para a conferência se concentram na parte continental de Belém, com a promessa de 30 intervenções, incluindo a macrodrenagem de 13 canais, ainda não há previsão para ações nas ilhas. A Ilha do Combu não apenas é uma área de proteção ambiental desde 1997, mas também um espaço crucial para compreender os desafios da preservação e do desenvolvimento sustentável em um mundo em mudança.

Hana Ghassan, presidente do comitê da COP30 no Pará, confirmou que as obras em andamento na área continental visam melhorar a infraestrutura de saneamento e drenagem, beneficiando até 900 mil pessoas. Os moradores, como Glaybson Ribeiro, veem as mudanças como uma evolução necessária, já que antes enfrentavam constantes alagamentos que afetavam suas casas e a qualidade de vida. “Antes era um sofrimento para a gente”, recorda ele, referindo-se às dificuldades enfrentadas em períodos de chuva.

Apesar dos avanços, os desafios persistem, e o futuro da Ilha do Combu e de seus moradores continua a depender de um planejamento ambiental sólido, que leve em consideração as necessidades da população e a preservação dos recursos naturais da Amazônia.

Fotos:
Belém (PA), Ilha do Combu faz parte da área insular de Belém, que representa 65% do território da capital paraense. Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará.

Glaybson Ribeiro, morador de Belém, aprova as mudanças na infraestrutura da região. Foto: Fabíola Sinimbú/Agência Brasil.

COP30: população da Amazônia espera por água potável e saneamento

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES abre 2.000 vagas no Programa Jovens Valores com bolsa de até R$ 1.081,51

Abertas as Inscrições para o Programa Jovens Valores Estão abertas...

Roraima decide governador tampão em eleição deste domingo

Roraima retorna às urnas neste domingo (21) para uma...

Colômbia elege neste domingo novo presidente para mandato 2026-2030

Colômbia Se Prepara para Escolha do Novo Presidente em...

Produtores do ES devem atualizar rebanho até 30/06 para evitar multa

Atualização Cadastral de Rebanho em Risco de Inadimplência no...

Polícia Civil resgata cães em situação de crueldade em Vila Velha

Polícia Civil Realiza Operação "Maus-Tratos" e Resgata Cães em...

Alemanha supera Costa do Marfim e avança para a fase eliminatória

Alemanha supera Costa do Marfim em emocionante virada e...

Atenção do Governo do ES para saúde de crianças e idosos no inverno 2026

Início do Inverno de 2026: Atenção redobrada para...

Polícia Civil realiza operação e prende investigada por tráfico em Ibitirama

Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas em...

Oposição ganha destaque na Câmara de Vitória em meio a mudanças políticas.

Em pouco mais de dois meses desde o início...