InternacionalCOP15: Marina Silva defende união global na conservação ambiental

COP15: Marina Silva defende união global na conservação ambiental

COP15 em Campo Grande: Oportunidade para Fortalecer a Cooperação Internacional em Conservação

Neste domingo (22), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), que ocorrerá em Campo Grande (MS), de 23 a 29 de outubro. Reunindo representantes de 132 países e da União Europeia, o evento visa promover a cooperação internacional para enfrentar os desafios da conservação de espécies que migram entre fronteiras. Em seu discurso de abertura, Marina ressaltou que a conferência é uma chance para os líderes mundiais demonstrarem que a união e a solidariedade podem transcender as tensões geopolíticas atuais, que incluem guerras e disputas tarifárias.

A ministra enfatizou o papel fundamental que as espécies migratórias desempenham na interconexão dos ecossistemas, ressaltando que “a natureza não reconhece fronteiras”. Segundo ela, é essencial que as nações trabalhem juntas em prol do bem comum, especialmente em um período marcado por incertezas globais agravadas por ações unilaterais. Marina Silva também enfatizou a gravidade da crise climática e da perda da biodiversidade, observando que esses problemas afetam diversas formas de vida, inclusive as populações humanas mais vulneráveis.

“Diante de tantas incertezas, façamos desta COP15 um verdadeiro momento de contundente defesa do multilateralismo”, afirmou, reforçando a necessidade de soluções coletivas para os desafios ambientais. Durante a conferência, serão apresentadas plenárias para decisões, estudos científicos e diversas atividades abertas ao público sobre biodiversidade e mudanças climáticas, destacando a urgência e a relevância do tema em um contexto global.

Programa da COP15

Até o próximo domingo (29), a programação incluirá uma série de atividades, com destaque para as plenárias e reuniões técnicas que ocorrerão na chamada Zona Azul. Além disso, haverá palestras e experiências imersivas que visam educar o público sobre a importância da conservação das espécies migratórias e o impacto das mudanças climáticas no ecossistema.

A conferência é vista como um passo crítico para fortalecer compromissos globais em torno da preservação da biodiversidade, especialmente considerando que 9,8% da população latino-americana vive atualmente em situação de pobreza extrema, segundo dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Esses números ressaltam a necessidade de ações efetivas e solidárias no combate aos desafios ambientais e sociais.

Imagens cedidas por Agência Brasil.

COP15: Marina Silva pede união de países além das fronteiras

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

TRE-ES barra candidatura de Gilvan da Federal após condenação por violência política

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) foi condenado...

Iriri e Anchieta se preparam para 10 dias de festival de frutos do mar

Iriri, uma das joias do litoral capixaba, já se...

Inscrições abertas para a Bolsa-Atleta em Piúma até 07 de outubro!

inscrições abertas para o bolsa-atleta piumense A Prefeitura de Piúma,...

Prazo para inscrições do Edital Cultural em Cachoeiro é prorrogado até 7 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Taxa de desocupação cai para 5,3% e taxa de subutilização é de 13,1% em agosto

A taxa de desocupação no Brasil, no trimestre de...

Fundo de Campanha no Espírito Santo: PL e PT em disputa por recursos eleitorais

No Espírito Santo, a distribuição de recursos do Fundo...

AEB lança política de inovação para impulsionar setor espacial nacional

Agência Espacial Brasileira Lança Nova Política de Inovação para...

Ricardo Ferraço decreta proibição de publicidade de apostas no Espírito Santo

O governador Ricardo Ferraço (MDB) anunciou uma nova medida...

Piúma lança consulta popular para o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas

Piúma Inicia Consulta Popular para o Plano Municipal de...