Meio AmbienteCOP 30 cria conselho para desenvolver adaptações climáticas eficazes

COP 30 cria conselho para desenvolver adaptações climáticas eficazes

COP30: Embaixador André Corrêa do Lago Anuncia Conselho de Adaptação às Mudanças Climáticas

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), revelou nesta terça-feira (5) a criação de um novo conselho destinado a debater soluções para a adaptação às mudanças climáticas com a sociedade civil e autoridades locais. O anúncio ocorreu durante um evento no Insper, em São Paulo, onde Corrêa do Lago se manifestou por teleconferência. A conferência, marcada para novembro em Belém, no Pará, priorizará a adaptação às mudanças climáticas, um tema cada vez mais urgente em face dos desafios ambientais globais.

Composto por diversas personalidades brasileiras e internacionais, o conselho contará com a participação da secretária-executiva para América do Sul do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), Jussara Carvalho; do cientista peruano José Marengo; da diretora-executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Vanessa Grazziotin; e da ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf. O embaixador Lago destacou a importância das contribuições desse grupo no diálogo com a sociedade e destacou o desafio de definir 100 indicadores globais que servirão como referência para as ações de adaptação.

“O objetivo após Belém é ter um guia, um mapa do caminho que reúna as principais preocupações concordadas pelos 196 países participantes“, afirmou Corrêa do Lago. Ele enfatizou a necessidade de abordagens práticas para lidar com as intensas transformações climáticas que afetam o planeta, tornando o debate inclusivo e participativo.

Além das questões relacionadas à adaptação, Corrêa do Lago abordou preocupações logísticas referentes ao evento. Ele garantiu que o governo brasileiro está tomando medidas para que os preços de hospedagem em Belém não inviabilizem a presença de todas as delegações previstas para a COP30. “Se não tivermos todas as delegações em Belém, a legitimidade das negociações pode ser questionada”, alertou o embaixador, evidenciando a necessidade de um acesso igualitário e justo a todos os participantes.

A COP30, que terá lugar em um dos polos climáticos mais importantes do mundo, representa uma oportunidade significativa para discutir estratégias globais e locais direcionadas à mitigação e adaptação das mudanças climáticas, além de conectar diversas vozes e experiências em um esforço comum.

COP 30 anuncia conselho para adaptação às mudanças climáticas

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Inscrições abertas em Piúma para capacitação gratuita de ambulantes de alimentação

Piúma oferece capacitação gratuita para ambulantes de alimentação A Prefeitura...

Portal da Transparência de Cachoeiro passa por manutenção técnica temporária

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informa que o...

Piúma homenageia mestres da cultura e investe em projetos para o setor.

Piúma celebra mestres da cultura e fortalece investimentos no...

Piúma divulga resultado da prestação de contas do Auxílio Universitário 2026/1

Resultado da Prestação de Contas do Auxílio Universitário 2026/1...

Cachoeiro realiza evento com mais de 1.300 atendimentos à população no Sest/Senat

No último sábado (8), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Piúma recebe Moto Rock em setembro: um encontro imperdível para motociclistas!

Piúma se prepara para o Moto Rock, grande celebração...

Inscrições Abertas para Oficina de Teatro em Piúma – Garanta sua Vaga!

Inscrições Abertas para a Oficina de Teatro em Piúma Estão...

Exposição homenageia os 115 anos de Newton Braga em Cachoeiro de Itapemirim

A sede do Arquivo Público Municipal de Cultura -...

Palmeiras empata com Cerro Porteño e complica classificação na Liberta

Empate e Expulsão Marcam Confronto entre Palmeiras e Cerro...