5 de julho de 2025
Governo ESConsulta para LDO 2023 termina nesta sexta-feira (25)

Consulta para LDO 2023 termina nesta sexta-feira (25)


A consulta pública para a elaboração do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do Governo do Espírito Santo, para o exercício de 2023, será encerrada nesta sexta-feira (25). Para participar, basta que o cidadão acesse o site www.planejamento.es.gov.br, da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o mecanismo por meio do qual o Governo estabelece as diretrizes para orientar a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA). A consulta pública está sendo será realizada virtualmente, permitindo a participação e o controle popular da Administração Estadual.

“Trata-se de uma ação que contribui para uma gestão transparente e eficiente das finanças públicas”, pontuou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel.

A subsecretária estadual de Orçamento, Juliani Johanson, explicou que entre o que deve ser estabelecido pela LDO está a definição das metas e prioridades da administração pública no orçamento anual. “A consulta pública é mais uma forma de o Governo Estadual dialogar com a população capixaba, a exemplo do que já acontece nas audiências públicas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual”, argumentou.

Link

Um link no site da SEP dá acesso à consulta pública. No formulário da pesquisa, clicando em cada um dos artigos da LDO vigente, é possível para o cidadão fazer um comentário e, ao final, apresentar a sugestão de temas que porventura não tenham sido abordados nos artigos da lei, contribuindo assim para o aprimoramento da elaboração do texto final do PLDO 2023.

O processo da consulta popular é coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento, que, entre suas competências, elabora projetos de lei dos planos plurianuais, de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual do Estado, além de realizar a gestão orçamentária.

O PLDO deve ser enviado ao Poder Legislativo até o final do mês de abril de cada exercício, de acordo com o que estabelece a legislação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Candidatos governistas aproveitam Feira dos Municípios para se apresentar ao público

O Pavilhão de Carapina, na Serra, sediou a Feira...

Polícia Civil Prende Gerente de Tráfico e Desarticula Grupo Criminoso em Fundão

Polícia Civil do ES deflagra nova fase da Operação...

Ponto facultativo no Rio na segunda por conta da Cúpula do Brics

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos...

Lula destaca Brics como essencial para um futuro promissor

Presidente Lula Enfatiza o Papel Vital dos BRICS na...

Relatório da Justiça Federal sobre Acordo de Mariana é entregue ao Governo do ES

Governador Renato Casagrande Recebe Desembargador do TRF-6 para Discussão...

Polícia Civil desmantela ligação clandestina de energia em distribuidora em Matheus

Polícia Civil realiza ação para desmantelar ligação clandestina de...

PCES Prende Homem em Vila Velha por Descumprir Medidas Protetivas e Ameaças

Polícia Civil do ES Prende Homem por Violação de...

Incaper valida ‘paper pot’ para mudas de café conilon no Estado do ES

Paper Pot: Tecnologia Sustentável Revoluciona a Produção de Mudas...

Prevenção das Hepatites Virais: CTA de Anchieta intensifica ações de saúde pública

As hepatites virais representam um importante desafio à saúde...
- Advertisement -spot_img