Meio AmbienteConstrução irregular é embargada em área de proteção no Rio

Construção irregular é embargada em área de proteção no Rio

Embargo de Construção Irregular em Área de Proteção Ambiental no Rio de Janeiro

Na terça-feira (6), agentes da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) embargaram uma construção irregular localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Gericinó-Mendanha, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. A ação aconteceu após a constatação de que uma área de 5 mil metros quadrados de vegetação havia sido removida e que o curso de uma nascente rara foi desviado para a criação de um açude de mil metros quadrados. O responsável pela obra foi encaminhado à delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e uma investigação será iniciada para apurar se há outros envolvidos.

O governador Cláudio Castro comentou a situação, afirmando que a destruição ambiental em locais de proteção é inaceitável. Ele destacou que o território da Gericinó-Mendanha é fundamental para o equilíbrio ecológico da região e que o Estado tomará medidas rigorosas para responsabilizar os envolvidos e prevenir novas tentativas de degradação ambiental.

Compreendendo um total de aproximadamente 10 mil metros quadrados, o terreno embargado integra também a zona de amortecimento do Parque Estadual do Mendanha, não possuindo licença ambiental para as intervenções realizadas. O açude foi erguido sobre uma nascente com características e vegetação raras da área, cujas margens foram completamente suprimidas. A APA Gericinó-Mendanha ocupa 7.972,39 hectares e abrange os municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis e Rio de Janeiro.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, enfatizou o dano ambiental significativo causado e a necessidade de agir com rigor para responsabilizar os autores do crime. O chefe do Núcleo de Proteção Ambiental das Unidades de Conservação do Inea, Andrei Veiga, mencionou que a área provavelmente seria usada para a construção de um resort, reforçando a gravidade da situação devido à supressão da nascente.

A operação do Inea revela o compromisso dos órgãos responsáveis em proteger os ambientes naturais e ressalta a importância da vigilância contínua para evitar que crimes ambientais sejam perpetrados em áreas protegidas.

Foto: SEAS/Divulgação

Construção irregular é embargada em área de proteção ambiental no Rio

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Piúma apoia campanha Cidade Limpa e reafirma seu compromisso ambiental

Piúma apoia campanha Cidade Limpa e reforça compromisso com...

Prefeitura de Anchieta abre inscrições para comércio ambulante no verão 2026/2027

A Prefeitura de Anchieta lançou um edital de credenciamento...

Marataízes comemora a chegada de duas novas viaturas para GCM

Marataízes Reforça Segurança Pública com Novas Viaturas para a...

Creches no Recife atenderão crianças para facilitar o voto no domingo

Creches Municipais do Recife Abertas para Acolher Crianças Durante...

Receita Federal libera consulta ao lote residual do IRPF 2023

Receita Federal Libera Consulta ao Lote Residual de Restituição...

Anchieta oferece 18 vagas de emprego hoje; confira as oportunidades disponíveis!

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Anchieta está...

Marataízes se destaca no 4º Seminário Nacional sobre Violência e Saúde

IV Seminário Nacional de Violência e Acidentes Reúne Especialistas...

Frente fria provoca chuvas intensas e granizo no centro-sul

Forte Sistema Meteorológico Alerta para Chuvas e Possibilidade de...

Emprega Cachoeiro oferece nova chance de trabalho e acolhimento a moradores em situação de rua

Na última segunda-feira (19), Cachoeiro de Itapemirim deu mais...