CulturaCombatendo Desigualdades, Unaids Visa Reduzir Pandemias

Combatendo Desigualdades, Unaids Visa Reduzir Pandemias

Relatório aponta soluções para a crise global de saúde pública

Na mais recente reunião da Junta de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em Brasília, foi apresentado o relatório “Rompendo o ciclo da desigualdade – pandemia – construindo a verdadeira segurança na saúde em uma era global”. O documento traz evidências de como as desigualdades sociais exacerbam pandemias e propõe estratégias para atenuar esses efeitos. A discussão visa a formação de uma estratégia global para a Aids que será negociada com países do G20 para o período de 2026-2031.

Monica Geingos, ex-primeira-dama da Namíbia e membro do Conselho Global sobre Desigualdades, Aids e Pandemias, enfatizou que a desigualdade não é um fatalismo, mas uma consequência de escolhas políticas que comprometem a saúde global. O documento enfoca o estabelecimento de políticas de saúde eficientes que confrontem as raízes sociais das epidemias.

Segundo Nísia Trindade, ex-ministra da Saúde e pesquisadora da Fiocruz, o relatório identifica um ciclo vicioso onde desigualdades fomentam vulnerabilidades que agravam as pandemias, ilustrado por surtos recentes como o da Covid-19 e da Aids. Trindade ressalta que aspectos como educação e condições de moradia são determinantes significativos na gestão das crises de saúde.

O relatório sugere uma nova abordagem para a segurança sanitária global, através da reorganização dos sistemas financeiros, reforço da produção local de medicamentos e o fortalecimento de políticas sociais como estratégias de prevenção a futuras pandemias. Enfatiza também a importância de um sistema de saúde resiliente que possa responder prontamente a emergências futuras.

Este movimento reflete um convite à ação coletiva e reafirma a necessidade de uma colaboração global para enfrentar desafios que não respeitam fronteiras.

(Foto: UNAIDS Brasil/Kayo Oliveira) – Diretora executiva do UNAIDS, Winnie Byanyima, e a ex-ministra da Saúde e pesquisadora da Fiocruz, Nísia Trindade, participam de reunião em Brasília.

Este texto está publicado no site do Governo Federal do Brasil, e todas as informações aqui presentes visam a clareza e precisão necessárias para informação dos cidadãos.

Unaids diz que combate a desigualdades pode reduzir pandemias

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio em operação na Ilha das Caieiras

Polícia Civil do Espírito Santo realiza operação e prende...

Alterações no trânsito em Cachoeiro para desfile cívico escolar em 29 de junho

Nesta segunda-feira (29), a partir das 6h, haverá mudanças...

SINE de Anchieta oferece 59 novas vagas de emprego; confira detalhes!

O SINE de Anchieta abre oportunidades para quem busca...

Marataízes comemora reativação do sinal da TV aberta digital

Torre de TV no Alto Acapulco Retoma Transmissões em...

Festa de Cachoeiro 2026 tem Expo Country e shows com Duda do Pagode e SPC

A Festa de Cachoeiro 2026 continua neste sábado (27)...

CBF protesta à FIFA contra anulação de gol de Vinícius Júnior

CBF Protesta Contra Gol Anulado de Vinícius Júnior em...

Lula destaca nova fragata como símbolo da defesa nacional

Itajaí Celebra Lançamento de Fragata Nacional com a Presença...

Delegado da PCES conclui curso de combate ao crime nas fronteiras do Brasil

Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Curso...

Anchieta alcança marco de 100 mil exames laboratoriais realizados em 2026

Os investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta...