O combate ao avanço global da dengue é a principal causa abraçada pela Coalização Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde neste 24 de março. A coalizão, uma iniciativa proposta pela presidência brasileira do G20 em 2024, visa ampliar o acesso a medicamentos e tecnologias de saúde de forma justa, especialmente nos países em desenvolvimento que mais sofrem com barreiras à inovação e produção.
O grupo reúne membros de diversas nações e blocos, incluindo Brasil, África do Sul, Alemanha, China, França, Indonésia, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a escolha de focar na dengue decorre de sua ampla prevalência, afetando mais da metade da população mundial, com estimativas apontando entre 100 e 400 milhões de infecções por ano.
O ministro Padilha destacou que as mudanças climáticas têm intensificado a disseminação da dengue devido ao aumento das temperaturas e alterações nos padrões de chuva e umidade. Essas condições favorecem a proliferação do Aedes aegypti, vetor da doença. Em sua fala, Padilha mencionou a vacina Butantan DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa WuXi, que promete fornecer aproximadamente 30 milhões de doses do imunizante a partir do segundo semestre de 2026.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desempenhará um papel crucial como secretariado executivo da coalizão, explorando sua vasta experiência internacional para alcançar os objetivos traçados. O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, ressaltou a importância das parcerias e da cooperação internacional, especialmente com países da América Latina e África, para desenvolver capacidades locais em ciência e tecnologia. “Essa abordagem promove não apenas a inovação mas também a independência tecnológica das regiões mais vulneráveis”, explicou.
Complementando as ações da coalizão, o Ministério da Saúde também anunciou a produção 100% nacional do medicamento imunossupressor Tacrolimo, fundamental para pacientes transplantados, e a instalação de um novo centro de competência para a produção de vacinas de RNA mensageiro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse investimento adicionará à capacidade nacional de resposta rápida a pandemias e ao tratamento de diversas doenças através da inovação biotecnológica.
(Foto de Mario Moreira na abertura da Coalização Global do G20: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Combate à dengue é primeiro desafio de coalizão global de saúde
Internacional

