Inspirado por uma corrida noturna em Paris, o jornalista Cásper Líbero criou a Corrida de São Silvestre no Brasil, cuja primeira edição ocorreu na noite de 31 de dezembro de 1925, em São Paulo. Desde então, a prova tornou-se tradicional no cenário esportivo brasileiro, celebrando neste ano sua centésima edição com um recorde de mais de 50 mil participantes inscritos. A corrida, que inicialmente contou com apenas 48 corredores, foi vencida por Alfredo Gomes, um atleta negro pioneiro no esporte brasileiro.
A São Silvestre, que começou como uma competição modesta, logo ganhou projeção internacional. Desde 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial, atletas de todas as partes do globo foram bem-vindos, com as mulheres ganhando espaço na prova a partir de 1975. O evento é não apenas um desafio esportivo, mas também uma celebração de superação e inclusão, havendo também uma versão infantil, a “São Silvestrinha”, e categorias especiais para atletas paralímpicos.
Histórias como a de José João da Silva, primeiro brasileiro a vencer a corrida após o período de domínio estrangeiro, ressaltam o caráter emocional do evento. Da mesma forma, a vida de Maria Zeferina Baldaia, que trabalhou como boia-fria antes de triunfar na São Silvestre, exemplifica como o esporte pode transformar destinos.
Hoje a corrida também é marcada pela sua natureza democrática, com largadas em ondas para diferentes categorias, garantindo que atletas de todos os níveis possam participar. A participação crescente e a mistura de competidores profissionais e amadores fazem da São Silvestre não apenas uma competição, mas um verdadeiro fenômeno cultural que celebra a diversidade e o espírito de comunidade.
De acordo com o diretor da corrida, todos são bem-vindos para competir ou apenas para quebrar marcas pessoais, e o evento proporciona uma oportunidade única de interação com o espaço urbano e sua história. A celebração da centésima edição da corrida será destaque no programa “Caminhos da Reportagem – 100 Vezes São Silvestre”, que vai ao ar na TV Brasil, reafirmando o importante papel da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na promoção de conteúdos que valorizam a cultura e a história brasileira.
Créditos imagem: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Com recorde de atletas, corrida de São Silvestre terá centésima edição
Esportes

