InternacionalCardeais para o conclave já chegaram a Roma, informa Vaticano.

Cardeais para o conclave já chegaram a Roma, informa Vaticano.

Cardeais Chegam a Roma para Conclave que Elege Novo Papa

Os 133 cardeais que participarão do conclave para eleger o novo papa já estão em Roma, conforme anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (5). O conclave ocorrerá na Capela Sistina e começará com portas fechadas nesta quarta-feira (7). Apenas os cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto na escolha do sucessor do papa Francisco, que faleceu em abril. A expectativa em torno do evento é alta, uma vez que os cardeais têm se reunido quase diariamente desde o luto pela morte de Francisco, abordando questões cruciais para a Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de membros.

Durante as discussões, expressou-se a "forte preocupação" com as divisões internas da Igreja, fazendo referência às recentes controvérsias, como a decisão de Francisco de permitir bênçãos a casais do mesmo sexo e a abertura do debate sobre o papel das mulheres. Entre os postulantes ao papado, destacam-se o cardeal italiano Pietro Parolin e o cardeal filipino Luis Antonio Tagle, embora muitos cardeais ainda estejam avaliando suas opções.

A reunião realizada hoje no Vaticano contou com a participação de 180 cardeais, incluindo 132 votantes. No entanto, dois cardeais, um da Espanha e outro do Quênia, não poderão participar do conclave por questões de saúde. Os cardeais também discutiram qual perfil desejam para o novo papa, ressaltando a necessidade de uma figura acessível e próxima das realidades vividas pelas pessoas.

Além disso, o cardeal alemão Walter Kasper, de 92 anos, que não votará, expressou confiança de que a escolha refletirá uma continuidade das linhas progressistas defendidas por Francisco. A expectativa, segundo ele, é de que a maioria dos cardeais deseje um novo líder que mantenha essa agenda.

As casas de hóspedes do Vaticano servirão como abrigo para os cardeais durante o conclave, auxiliando no isolamento necessário para a realização do processo eleitoral. A dinâmica das votações gera um ambiente de expectativa, uma vez que podem ocorrer diversas deliberações antes que um candidato consiga os 75% de apoio necessários para ser eleito papa.

Todos os cardeais que votam no conclave já estão em Roma, diz Vaticano

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Casa de Cultura Roberto Carlos reabre em Cachoeiro com melhorias e novo atendimento

A Casa de Cultura Roberto Carlos reabriu suas portas...

Vereadores de Vitória debatendo nova data para eleição da Mesa Diretora em outubro

A disputa sobre a nova data para as eleições...

Prefeitura de Anchieta inicia recuperação de estradas do interior com Revsol

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de...

STF dá 30 dias para Congresso esclarecer uso de emendas

Supremo exige explicações sobre irregularidades em destinação de emendas...

Helder Salomão discute apoio de liderança evangélica em campanha no ES

O deputado federal Helder Salomão (PT), pré-candidato ao governo...

Cachoeiro reabre 200 vagas para a Caminhada da Pedra do Índio neste domingo

O sucesso das inscrições para a tradicional Caminhada da...

Trump desiste de taxa sobre navios no Estreito de Ormuz e propõe acordos.

Trump Abandona Taxa de 20% para Embarcações no Estreito...

Calor extremo no Brasil pode chegar a 127 dias por ano até 2075

Aquecimento Global: Brasil Pode Registrar Até 127 Dias de...

Forró Bobó: Iriri se prepara para a 19ª edição em Anchieta nesta semana!

O balneário de Iriri, em Anchieta, se prepara para...