19 de janeiro de 2026
EsportesCaminhos da Reportagem celebra 100 anos da icônica São Silvestre

Caminhos da Reportagem celebra 100 anos da icônica São Silvestre

São Silvestre Celebra 100 Anos de História

A icônica Corrida de São Silvestre chega à sua centésima edição em 2023, consolidando-se como um dos eventos esportivos mais aguardados do Brasil e da América Latina. Criada em 1925 pelo jornalista e empresário Cásper Líbero, a prova se tornou um símbolo de celebração nas ruas de São Paulo, atraindo anualmente milhares de corredores, sejam profissionais ou amadores. Para marcar esse centenário, a TV Brasil exibirá um episódio especial do premiado programa Caminhos da Reportagem, intitulado 100 vezes São Silvestre, nesta segunda-feira (29), às 22h30. A corrida não só propiciou a ascensão de diversos atletas memoráveis, mas também firmou uma cultura esportiva vibrante que inspira novas gerações a abraçar o atletismo.

Inspirada nas corridas de rua que Cásper Líbero conheceu em Paris, a primeira edição da São Silvestre reuniu 48 corredores. O diretor-executivo da prova, Erick Castelhero, destaca uma de suas características mais marcantes desde o início: “A ideia era sempre linkar ali a última noite do ano com o Réveillon e já chamando para um novo ano. Talvez o Cásper não imaginasse que [a prova] ia chegar ao que ela é hoje.”

“A ideia era sempre linkar ali a última noite do ano com o Réveillon e já chamando para um novo ano. Talvez o Cásper não imaginasse que [a prova] ia chegar ao que ela é hoje.”

Nas edições iniciais, apenas atletas brasileiros participaram, destacando Alfredo Gomes, o primeiro campeão e neto de escravizados, que também foi o primeiro atleta brasileiro negro a integrar a delegação olímpica. Em 1945, a inclusão de corredores estrangeiros trouxe um novo desafio, resultando em um jejum de vitórias para o Brasil, que foi quebrado em 1980 pelo atleta José João da Silva, cuja vitória ele descreve como “um marco grande” que parou o país.

“Ali eu não tinha ideia, para te falar a verdade, do tamanho da vitória. Parou o país, foi uma Copa do Mundo. Essa vitória foi um marco grande.”

O sucesso da São Silvestre evoluiu ao longo das décadas, atraindo atletas de todo o mundo. A mexicana María del Carmen Díaz, tricampeã da prova, recorda com carinho o apoio do público brasileiro: “Eu realmente admiro o público brasileiro porque, como sempre disse, fui mais reconhecida em outro país do que no próprio México.” A inclusão da prova feminina, apenas na 51ª edição, trouxe à ribalta a portuguesa Rosa Mota, que se consagrou com seis títulos consecutivos, inspirando gerações de corredoras.

“Eu realmente admiro o público brasileiro porque, como sempre disse, fui mais reconhecida em outro país do que no próprio México.”

A trajetória de Maria Zeferina Baldaia, que correu descalça durante 15 anos devido às dificuldades financeiras, culminou em sua vitória na São Silvestre de 2001, um feito que não só transformou sua vida, mas também enalteceu a cultura esportiva de sua cidade natal. “Hoje eu poder estar fazendo o que eu ainda faço, que é correr e poder treinar e ver as crianças, jovens e adultos, isso não tem preço,” reflete Maria.

Fenômeno Popular

Com o passar dos anos, a São Silvestre se tornou um fenômeno popular, reunindo milhares de amadores na Avenida Paulista, onde a corrida transcende a competição, celebrando a superação e a paixão pelo esporte. Um dos destaques deste ano é Ana Garcez, conhecida como “Ana Animal”, que, após uma trajetória de superação, vê na corrida um propósito de vida. “A corrida me trouxe perseverança, me trouxe alegria. Se não fosse a corrida, hoje eu não estava falando aqui com você,” diz Ana.

A corrida me trouxe perseverança, me trouxe alegria. Se não fosse a corrida, hoje eu não estava falando aqui com você.

Para celebrar seu centenário, a edição deste ano promete ser monumental, com a expectativa de cerca de 55 mil participantes em diversas categorias, incluindo a prova para pessoas com deficiência e a São Silvestrinha, que irá reunir duas mil crianças e adolescentes de várias partes do país, formando uma nova geração de apaixonados por corridas.

São Paulo (SP), 23/10/2025 - Ana 'Animal' Garcez, atleta e ícone da São Silvestre. Frame: TV Brasil

Ana “Animal” Garcez, atleta e ícone da São Silvestre. Frame: TV Brasil

Caminhos da Reportagem celebra centenário da Corrida de São Silvestre

Fonte: Agencia Brasil.

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Grimaldo, ex-Leverkusen, se oferece ao Atlético de Madrid em busca de nova chance!

Álex Grimaldo em busca de novos ares: Atlético de...

Groenlândia elogia apoio europeu contra tarifas de Trump e ameaças

Groenlândia Agradece Apoio Europeu em Meio a Ameaças Comerciais...

Atlético de Madrid mira Davide Frattesi e propõe troca com Nico González à Inter

O Atlético de Madrid está em busca de reforços...

Governo do ES amplia viagens da Linha 402 do Aquaviário com nova embarcação

Ampliada a Oferta de Horários da Linha 402 do...

Economize na conta de luz com dicas para usar ar-condicionado.

Ar-Condicionado: Dicas Para Economizar na Conta de Luz O uso...

Real Sociedad surpreende Barcelona com virada polêmica e vitória por 2 a 1!

Real Sociedad supera o Barcelona em emocionante confronto no...

Plataforma Tela Brasil prevista para lançar no 1º trimestre de 2026

Tela Brasil: Plataforma de Streaming Nacional ainda em Testes O...

Marcus D’Almeida conquista bronze na Copa do Mundo de Tiro Indoor

Marcus D'Almeida Conquista Medalha de Bronze na Copa do...

Rio Acre atinge 1,455 m em Rio Branco, expectativa de queda breve

Rio Acre em Alerta: Nível do Rio atinge 14,55...