Na manhã do último sábado (9), o Centro de Convivência Vovó Matilde, localizado no bairro São Geraldo, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu uma ação significativa voltada à saúde ocular da população idosa. Promovida pela Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e em colaboração com o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) e o Instituto dos Olhos, a iniciativa alcançou 70 pessoas, retirando-as da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento, foram realizados diversos procedimentos e encaminhamentos, com destaque para 22 cirurgias de catarata, 3 de pterígio, 1 caso relacionado à retina, 8 capsulotomias, 31 exames de refração e 5 tomografias de coerência óptica (OCT). O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eder Botelho da Fonseca, enfatizou a relevância da parceria, afirmando: “Ações como essa garantem qualidade de vida e mais dignidade aos nossos idosos, além de reduzir a demanda reprimida do SUS.”
A representante do Hospital Evangélico, Jathi Moreira, que atua no setor de Projetos do Heci, acrescentou que o sucesso da mobilização é consequência do trabalho conjunto entre o Conselho do Idoso, a Semdes, o Hospital Evangélico e as empresas parceiras. Ela destacou que essa cooperação é fundamental para ampliar o alcance das ações voltadas aos idosos.
Planejando dar continuidade a este importante trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Hospital Evangélico, já articula uma nova edição da ação para daqui a 90 dias, com a ambição de atender 200 pessoas.
Foto: Divulgação/PMCI.
Mais de 70 idosos recebem atendimento em ação de saúde ocular em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES