21 de outubro de 2025
Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro promove Maio Laranja com atividades sobre proteção à infância e adolescência

Cachoeiro promove Maio Laranja com atividades sobre proteção à infância e adolescência

Cachoeiro de Itapemirim promove campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante o mês de maio, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza uma série de atividades em alusão ao Maio Laranja, uma campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é sensibilizar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer políticas públicas que visem à proteção infantojuvenil.

A campanha, que teve início no Brasil após a tragédia da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, brutalmente assassinada em 1973, estabelece o dia 18 de maio como um marco nacional no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O Maio Laranja é considerado um momento crucial para discussão e mobilização em torno dessa problemática.

Norma Ayub, secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, ressalta a importância do mês de conscientização. “É preciso quebrar o silêncio que envolve esse tipo de violência. Nosso papel, como poder público e sociedade, é proteger nossas crianças e adolescentes, promovendo espaços seguros, escuta ativa e a denúncia. As ações que vamos promover têm justamente esse propósito: conscientizar, informar e orientar, fortalecendo nossa rede de proteção”, afirmou.

Ao longo de maio, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade realizarão palestras, rodas de conversa e dinâmicas educativas, promovendo a confecção de materiais de conscientização. As atividades contarão com a participação de profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares, psicólogos e assistentes sociais, atendendo diversos grupos acompanhados pelas unidades.

Confira a programação de algumas das unidades:

  • Cras Alto União: Roda de conversa e palestra com grupos acompanhados pelo Conselho Tutelar, nos dias 14 e 30.
  • Cras Village da Luz: Palestras e rodas de conversa com os grupos "Melhor Idade/Vida Feliz" e "Brotinho", programadas para os dias 20 e 21.
  • Cras Burarama: Diversas atividades educativas, incluindo a dinâmica “Semáforo do Toque”, ocorrendo entre 8 e 15 de maio.
  • Cras Soturno e Aeroporto: Roda de conversa para conscientização nos dias 16 e 14, respectivamente.

A campanha enfatiza que a luta contra a violência sexual é uma responsabilidade coletiva. Denúncias de situações suspeitas podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou diretamente aos Conselhos Tutelares e órgãos competentes.

A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência Foto: Reprodução Internet.

Maio Laranja reforça combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Anchieta regulamenta comércio eventual nas praias da cidade

A Prefeitura de Anchieta anunciou a regulamentação das inscrições...

Marataízes voltou a celebrar com grandes shows e diversão para todos!

Prefeito de Marataízes Entrega Primeira Etapa de Obras na...

Sala nos Bairros: Marataízes lança capacitação no Pontal!

Marataízes Lança Programa de Capacitação para Empreendedores Na última semana,...

Prefeitura de Cachoeiro antecipa feriado do Dia do Servidor Público para 27 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a antecipação...

Palmeiras resiste a Chelsea e Tottenham: Vitor Roque é peça vital e inegociável!

Chelsea e Tottenham de Olho em Vitor Roque O atacante...

65 projetos de extensão capixabas são selecionados pelo Governo do ES

Fapes divulga resultados do edital Universal de Extensão III Nesta...

Flavio Gomes é o convidado do DR com Demori nesta terça-feira 21

Flavio Gomes é o Convidado do Programa "DR com...