Cachoeiro de Itapemirim comemorou o Dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro com a ação Leitura em Movimento, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva. O evento, realizado na Praça Jerônimo Monteiro, incentivou a troca de livros entre os participantes, que puderam levar um exemplar e escolher outro para casa. Com a presença de livrarias convidadas, foram realizadas duas sessões de contação de histórias, às 10h e às 14h, que atraíram um público diversificado, incluindo crianças, jovens e famílias.
Um dos principais destaques do evento foi a participação do projeto Bosque dos Livros, desenvolvido pelo Ponto de Cultura Grupo ELA de Teatro e Biblioteca Comunitária Arariguaba. Reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2024, este projeto integra o Termo de Fomento nº 011/2025, firmado com a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo. Com a proposta de promover cultura, inclusão e reflexão cidadã, o Bosque dos Livros oferece aos participantes uma rica interação com a literatura e atividades lúdicas que buscam substituir a cultura da violência por práticas que fortalecem direitos e criatividade.
Ao longo de oito meses, o Bosque dos Livros realizou 20 edições em praças públicas de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Itapemirim e Mimoso do Sul, além de 8 edições na Biblioteca Comunitária Arariguaba. Cada encontro inclui contações de histórias e atividades voltadas para crianças e jovens, contribuindo de forma significativa para a formação de novos leitores. A escolha de praças públicas para as ações permite que a população tenha fácil acesso, promovendo a participação espontânea e o fortalecimento da convivência social.
As atividades do projeto não se restringem apenas à leitura; elas também apresentam cosplayers que representam figuras literárias, como Rubem Braga e seu cão Zig Braga, conectando o público à literatura capixaba de forma criativa e interativa. A iniciativa é uma valiosa contribuição para o fomento à leitura e à cultura local, unindo a comunidade em torno da importância da literatura.
A imagem que ilustra as ações do Leitura em Movimento é de responsabilidade da divulgação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
“Leitura em Movimento” celebra o Dia Nacional do Livro na Praça Jerônimo Monteiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

