Cachoeiro de Itapemirim lançou, nesta semana, as aulas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), iniciadas na última terça-feira (1º). Voltadas para adolescentes a partir de 15 anos, adultos e idosos que ainda não se alfabetizaram, as atividades são oferecidas em cinco escolas municipais, buscando atender à demanda de regiões com maior necessidade de inclusão educacional.
As instituições que contam com turmas abertas são: Escola Pluridocente Tijuca, EMEF Alberto Sartório (Gruta), EMEF Luiz Semprini (Pacotuba), EMEF Valéria Aquino (Itaóca Pedra) e EMEF Professora Cibélia T. Zippinoti (Coutinho). A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro tem mobilizado esforços para expandir o programa, que faz parte de uma iniciativa nacional com o objetivo de universalizar a alfabetização e promover equidade social.
Apesar do início das aulas, as inscrições permanecem abertas. A secretária municipal de Educação, Celeida Chamão, orienta que os interessados devem se dirigir às escolas mencionadas, levando documentos como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e, se possível, Histórico Escolar. Além disso, é necessário informar a profissão.
Celeida destaca a importância do programa, afirmando que ele tem um significativo impacto social. “Esse programa é de grande relevância pelo seu impacto social. Ele reduz desigualdades, amplia o acesso ao trabalho, à informação e à cidadania, além de fortalecer a participação democrática. Ao contribuir para a erradicação do analfabetismo, o PBA promove o desenvolvimento social, educacional e econômico do país”, afirma a secretária.
O Programa Brasil Alfabetizado ressalta o comprometimento de Cachoeiro com a educação inclusiva, ampliando oportunidades e trabalhando em prol de um futuro mais justo para todos os cidadãos.
Cachoeiro inicia aulas do Programa Brasil Alfabetizado em cinco escolas municipais – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

