Cachoeiro de Itapemirim inicia a atualização de seu Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável com uma oficina de nivelamento realizada no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). O evento, que ocorreu na quinta-feira, 11, contou com a participação de diversos órgãos, incluindo o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), que moderou a discussão sobre eixos temáticos propostos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
A presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento Econômico (Semdec), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), além de associações e sindicatos locais, evidencia a importância da colaboração entre as entidades no processo de revisão do plano. A primeira versão do documento, que abrangeu o período de 2012 a 2017, serviu como base para a nova edição, que visa guiar as políticas públicas e as iniciativas de desenvolvimento rural no município entre 2026 e 2029.
As oficinas programadas ocorrerão no auditório do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor da Educação Básica “Doutor Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande. Durante esses encontros, serão discutidos temas como cafeicultura, bovinocultura, diversificação agrícola, agroindustrialização, comercialização e agroecologia. A apresentação e aprovação do novo plano estão agendadas para o dia 18 de dezembro deste ano.
José Arcanjo, secretário municipal de Agricultura de Cachoeiro, ressaltou a importância do planejamento rural para o desenvolvimento do setor. Segundo ele, esse instrumento é fundamental para definir investimentos e cronogramas de atividades, proporcionando uma direção clara para o futuro do desenvolvimento rural na cidade.
As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e algumas imagens foram crédito de Divulgação/PMCI.
Cachoeiro revisa Plano Municipal de Desenvolvimento Rural – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES