16 de janeiro de 2026
Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro adota Emissor Nacional de Nota Fiscal de Serviços eletrônicas em 2026

Cachoeiro adota Emissor Nacional de Nota Fiscal de Serviços eletrônicas em 2026

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou, através da Portaria nº 2.264/2025 publicada no Diário Oficial, que a partir de 1º de janeiro de 2026, será obrigatório o uso do Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). A medida está alinhada à Lei Complementar nº 214/2025, que exige a adoção do padrão nacional para o compartilhamento de dados fiscais em todos os municípios brasileiros.

Com essa mudança, prestadoras de serviços, tanto pessoas físicas quanto jurídicas sujeitas ao Imposto Sobre Serviços (ISS), deverão emitir suas NFS-e exclusivamente através do sistema nacional disponível no portal oficial do governo, descontinuando o sistema municipal atual. Para se adequar a essa nova realidade, empresas que utilizam sistemas próprios terão até 31 de dezembro de 2025 para adequar suas plataformas às especificações técnicas a serem disponibilizadas pelo Governo Federal.

Durante esse período de transição, contribuintes, prestadores de serviços e desenvolvedores devem realizar testes obrigatórios em um ambiente de produção restrita (homologação), com o intuito de garantir a possibilidade de operar corretamente no Emissor Nacional desde o início de 2026. As notas fiscais emitidas nesse ambiente de teste terão finalidade meramente demonstrativa, sem validade jurídica ou tributária.

A implementação dessa portaria também é parte do processo de modernização que acompanhará a Reforma Tributária que está sendo desenvolvida em todo o país, com o objetivo de fomentar uma maior padronização e um mais eficiente compartilhamento de dados fiscais entre municípios, estados e a União. O secretário municipal da Fazenda, Eliseu Vargas, enfatiza a importância dessa transição, destacando que as mudanças refletem a necessidade de uma administração tributária mais integrada e eficiente, alertando para a importância da preparação antecipada das empresas.

A Secretaria de Fazenda de Cachoeiro de Itapemirim ressalta que a adoção do sistema nacional promete aumentar a segurança das informações fiscais, melhorar o controle e a transparência tributária, tanto para o município quanto para os contribuintes. Embora a Portaria tenha entrado em vigor na data de sua publicação, seus efeitos completos começarão a ser aplicados a partir de 1º de janeiro de 2026, marcando um novo capítulo na gestão fiscal da cidade.

Cachoeiro de Itapemirim anuncia mudança obrigatória no sistema de emissão de notas fiscais a partir de 2026 – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Cachoeiro avança em convocações de candidatos aprovados em concursos

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (PMCI) intensifica...

Ceballos se aproxima do Aston Villa: o que muda para o futuro do Real Madrid?

Aston Villa Avança em Conversas para Contratação de Dani...

Polícia Civil do ES prendeu homem de 21 anos por furtos de veículos na Serra

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Furto de...

Léo Zanol agita a Praia do Coqueiro em Anchieta neste domingo com muito som!

A Praia do Coqueiro, em Anchieta, se transformará em...

Prefeitura de Cachoeiro promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental no CRAS Jardim Itapemirim

No CRAS Jardim Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim, a...

Protestos no Irã recuam após repressão severa, afirmam moradores

Repressão Mortal e Imposição de Medidas: Protestos no Irã...

Norma Ayub se junta à disputa por uma vaga na Assembleia em Cachoeiro de Itapemirim

A ex-deputada federal Norma Ayub (PP) anunciou sua candidatura...

Manchester City avança nas negociações e faz proposta oficial por Guéhi!

Manchester City Avança em Negociações por Marc Guéhi Nos bastidores...

Governo lança Chat GOV.BR para auxiliar candidatos do Enem

O governo federal anunciou que enviará mensagens de orientação...