24 de agosto de 2025
CulturaBrics discute conflitos globais e pede soluções diplomáticas

Brics discute conflitos globais e pede soluções diplomáticas

Na 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, líderes globais concentraram discussões em torno da paz e das guerras que afligem diferentes regiões do planeta. O documento final, divulgado no último domingo (6), abordou conflitos na Ucrânia, Líbano, Sudão, assim como a instabilidade na Síria e Norte da África. A declaração enfatizou a urgência de soluções político-diplomáticas e pacíficas, destacando a necessidade de engagement global e prevenção de conflitos.

Durante a cúpula, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reiterou a condenação do Brasil à invasão russa na Ucrânia, defendendo um diálogo mais aprofundado que leve a um cessar-fogo e a uma paz duradoura. Contudo, o documento expressa preocupação com os recentes ataques ucranianos em território russo, condenando explicitamente incidentes que resultaram na morte de civis.

A questão dos gastos militares também foi crucial, com o Brics expressando apreensão com o aumento destes gastos por países da OTAN, em detrimento dos recursos para desenvolvimento. Este ponto contrasta com a decisão de países como a Espanha, que optou por não aumentar seus gastos militares acima do patamar previamente estabelecido.

No contexto do Oriente Médio, a cúpula posicionou-se a favor da retirada de Israel dos territórios sírios ocupados, além de condenar ataques terroristas recentes na Síria. A continuação da violência sectária no país foi objeto de severas críticas, especialmente após a derrubada do ex-presidente Bashar al-Assad, originando intensa instabilidade interna.

No Líbano e Haiti, os líderes do Brics comemoraram o cessar-fogo e a liderança local em soluções de conflitos, respectivamente. Eles também destacaram a importância de uma abordagem liderada por haitianos na crise do país e a necessidade de suporte internacional.

As preocupações com o Sudão foram particularmente enfáticas, dada a grave crise humanitária e os crescentes riscos de extremismo. A cúpula apelou para um cessar-fogo imediato e reforçou o apoio ao papel da União Africana e de organizações sub-regionais na gestão de conflitos no continente.

Estas posições refletem o compromisso dos países do Brics em fomentar ações diplomáticas que enderecem de maneira eficaz as raízes e consequências dos conflitos globais, insistindo na colaboração internacional para a promoção da paz e desenvolvimento sustentável.

Saiba o que disse o Brics sobre Ucrânia, Sudão, Líbano, Síria e Haiti

Agência Brasil

Internacional

Top 5

Confira Mais

Christensen, do Barcelona, se ausenta de treino após mal-estar e gera preocupação!

Elenco do Barcelona realiza treino leve após vitória sobre...

Polícia Civil e PM apreendem drogas e armas em Itapemirim; dois detidos

Polícia Civil do ES e PM apreendem drogas e...

Sombrinha celebra 50 anos de samba no Samba na Gamboa

50 anos de Sombrinha são celebrados no Samba na...

Governo do ES inicia consulta pública para Plano de Ciência e Inovação

Governo do Espírito Santo Realiza Consulta Pública para o...

PCES prende suspeitos de homicídio de adolescente em Vitória; crime é cruel e covarde

Polícia Civil do Espírito Santo conclui investigações sobre homicídio...

Brasil faz história e conquista prata inédita no Mundial de GR 2025

Brasil Conquista Medalha de Prata Inédita em Mundial de...

Pedri critica pênalti polêmico e compara com ‘caso Tchouaméni’ na vitória do Barça

Virada do Barcelona tem polêmica e brilho de Pedri No...

Xabi Alonso Elogia Franco Mastantuono e Destaca seu Impacto no Real Madrid

Xabi Alonso elogia Mastantuono antes de jogo contra o...

Real Madrid enfrenta pressão em Oviedo em busca de triunfo necessário na Liga!

Real Madrid Retorna ao Tartiere Após Décadas A expectativa é...
- Advertisement -spot_img