23 de janeiro de 2026
InternacionalBrics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics Defende Solução de Dois Estados em Cúpula no Rio de Janeiro

Durante a 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, líderes dos países membros reafirmaram, em sua declaração final, o apoio à solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino, que já se arrasta por mais de sete décadas. O documento expressa o compromisso inabalável dos membros com a criação de um Estado da Palestina soberano, independente e viável, dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente antes do conflito de 1967. Essa posição contrasta com a negativa de Israel em aceitar tal resolução, aumentando as tensões no Oriente Médio.

“Reafirmamos nosso apoio à adesão plena do Estado da Palestina às Nações Unidas, no contexto do compromisso com a Solução de Dois Estados”, afirma o texto, enfatizando a necessidade da retirada completa das forças israelenses da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, todos considerados territórios palestinos sob ocupação desde 1967. O Brics também expressou profunda preocupação com o aumento das hostilidades de Israel contra Gaza, e condenou o uso da fome como método de guerra, pedindo por negociações que visem um cessar-fogo imediato.

Embora o Irã faça parte do Brics, a sua posição diverge significativamente do consenso do grupo. O chanceler iraniano, Seyed Abbas Araghchi, caracterizou a solução de dois Estados como “irreal” e defendeu um modelo de Estado único que abrangeria todos os cidadãos de diferentes credos, em uma proposta que remete à luta contra o apartheid na África do Sul. Ele afirmou que um referendo que incluísse todos os habitantes originais da Palestina seria a alternativa mais justa.

Na declaração, o Brics também pediu pela libertação de reféns e detidos em violação ao direito internacional, condenando a escalada de deslocamentos forçados na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, onde se estima que 40 mil palestinos tenham sido expulsos de suas casas recentemente. A Cúpula solicitou ainda o acesso irrestrito à ajuda humanitária para os afetados pelo conflito.

Enquanto isso, na mesma data, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou aos Estados Unidos para discutir, com o presidente Donald Trump, o futuro da guerra em Gaza. Ambos têm defendido a emigração em massa de palestinos, proposta que foi rejeitada pelos líderes do Brics na Cúpula.

O documento conclui com uma ênfase sobre a necessidade de unir a Cisjordânia e a Faixa de Gaza sob a Autoridade Palestina, um passo fundamental para alcançar a soberania palestina. Essa união é vistas como crucial para a estabilidade na região, refletindo o desejo dos países do Brics por uma solução duradoura para um dos conflitos mais prolongados e complexos da história contemporânea.

Imagem: Agência Brasil

Brics pede solução de dois Estados e fronteira de 1967 para Palestina

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende dois suspeitos e recupera produtos furtados em Itapemirim

Operação da Polícia Civil em Itapemirim Resulta em Prisões...

Lula no Fórum Econômico da AL e Caribe como Convidado Especial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará para...

SINE de Anchieta abre 49 vagas de emprego; confira os detalhes e documentos necessários!

O SINE de Anchieta está disponibilizando 49 vagas de...

Manchester United busca novos talentos: quatro substitutos para Casemiro em vista!

Casemiro Anuncia Saída do Manchester United e Clube Inicia...

Corredor de umidade traz chuva e alivia calor no Espírito Santo

Previsão do Tempo: Instabilidade e Condições de Chuva Persistente...

MP regulamenta mídia e marketing para a Copa do Mundo Feminina 2027

Brasil se prepara para a Copa do Mundo Feminina...

Polícia Civil realiza operação contra maus-tratos a animais em Cariacica

Polícia Civil realiza operação em Cariacica e resgata cães...

Procon Cachoeiro promove palestra sobre Saúde Mental em janeiro branco

No embalo do movimento Janeiro Branco, que visa conscientizar...

Piúma recebe trator novo para impulsionar agricultura e desenvolvimento rural

Entrega de Trator Moderniza Apoio à Agricultura em Piúma Na...