InternacionalBrasileiros detidos em Israel seguem sem contato e assistência diplomática

Brasileiros detidos em Israel seguem sem contato e assistência diplomática

Ativistas Brasileiros Detidos por Israel: Diplomacia em Impasse

Vinte e quatro horas após a captura de integrantes da Global Sumud Flotilha, a situação dos ativistas brasileiros se torna cada vez mais alarmante. Os 12 cidadãos que participavam da missão humanitária estão atualmente detidos no porto de Ashdod, em Israel, e continuam incomunicáveis, sem acesso a suporte diplomático. Diplomatas brasileiros já tentaram, sem sucesso, visitar os detidos; duas solicitações foram negadas, mesmo após informações de advogados sobre a realização de interrogatórios. Em meio a um cenário de crescente preocupação, a coordenadora da delegação brasileira, Lara Souza, esposa do ativista Thiago Ávila, enfatiza que não houve autorização para contato com a embaixada por parte dos cidadãos detidos.

A captura da flotilha, que incluía aproximadamente 500 pessoas, ocorreu em águas internacionais, o que levanta questões sobre as práticas legais envolvidas na operação das forças israelenses. A justificativa apresentada por Israel para restringir o acesso dos diplomatas brasileiros foi o feriado de Yom Kippur, o que, segundo informações da embaixada brasileira em Israel, resultaria em atrasos nos procedimentos regulares. A comunicação com os cidadãos detidos deve ser restabelecida a partir desta sexta-feira (3), conforme informado pelas autoridades brasileiras.

Além dos 12 ativistas confirmadamente sob custódia israelense, duas outras pessoas que também faziam parte da flotilha permanecem desaparecidas e sem confirmação oficial de captura: João Aguiar, que estava a bordo do barco Mikeno, e Miguel de Castro, que seguia no Catalina. A situação dos brasileiros na flotilha continua a gerar apreensão e solicitações de apoio por parte das famílias e de organizações de direitos humanos.

As autoridades brasileiras permanecem atentas ao desenrolar de eventos enquanto buscam garantir o cumprimento dos direitos legais dos ativistas e a restituição de sua comunicação com o exterior.

Brasileiros seguem incomunicáveis após serem detidos por Israel| Agência Brasil

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro de Itapemirim inicia Jogos Interescolares 2026 com cerimônia de abertura

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu início na...

Governo planeja realocar R$ 20 bilhões no Orçamento de 2027

Equipe Econômica Planeja Remanejamento de R$ 20 Bilhões no...

Projeto Reflorestaízes de Marataízes é finalista do Prêmio Biguá 2026

Reflorestaízes: Um Projeto Transformador em Marataízes Foca na Restauração...

Finalistas do Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas 2026

A disputa pelo Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas...

Marataízes comemora seu maior aniversário da história com festa grandiosa

Marataízes Celebra Aniversário com Festividades Diversificadas e Grande Participação...

SINE de Anchieta oferece 19 vagas de emprego disponíveis hoje para candidatos

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Anchieta está...

Incêndios no Pará geram ar insalubre e preocupam autoridades locais

Incêndios na Amazônia: Pará lidera em focos de queimadas...

Piúma inaugura CAPS e fortalece atendimento em saúde mental para a população

Piúma dá passo importante na saúde mental com inauguração...

Auditoria revela cláusula polêmica em contrato de Santi Rodríguez e acende alerta no Botafogo

O Botafogo reexamina um dos contratos de maior valor...