22 de outubro de 2025
EconomiaBrasil responderá tarifa dos EUA com contramedidas, diz Lula

Brasil responderá tarifa dos EUA com contramedidas, diz Lula

Lula Rebate Tarifa dos EUA com Lei de Reciprocidade Econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a abordar a recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país. Em uma declaração publicada em suas redes sociais nesta quarta-feira (9), Lula reafirmou a determinação do Brasil em defender sua soberania e anunciou que medidas de retaliação serão adotadas com base na Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril deste ano. De acordo com Lula, a alegação do presidente americano, Donald Trump, de que a taxação seria uma resposta a um déficit na balança comercial com o Brasil é “falsa”.

A nova legislação brasileira permite que o Poder Executivo implemente contramedidas a fim de proteger a competitividade do país em situações de medidas unilaterais aplicadas por outro país ou bloco econômico. O presidente destaca que a resposta do Brasil não se limita às tarifas, mas pode incluir ações como restrições às importações, suspensão de concessões comerciais e outros compromissos internacionais. “Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, afirmou Lula, enfatizando que a defesa dos interesses do povo brasileiro é fundamental.

O governo brasileiro argumenta que, contrariamente à afirmativa de Trump, as estatísticas dos próprios Estados Unidos mostram um superávit americano no comércio bilateral com o Brasil, superior a 410 bilhões de dólares nos últimos 15 anos. Lula também enfatizou a soberania do Brasil, criticando a referência do presidente americano ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos processos judiciais em curso no país. “A Justiça Brasileira é soberana e não permitirá nenhum tipo de ingerência”, assegurou.

Durante uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, Lula se reuniu com seus principais ministros para discutir a situação. Os ministros presentes incluíram Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Secom), e o vice-presidente Geraldo Alckmin, reforçando a seriedade com que o governo está lidando com a pressão vinda dos Estados Unidos.

Assim, a postura do Brasil assume uma forma de resistência frente à política externa americana, com um apelo forte à independência e soberania nacionais. A resposta do governo indica um compromisso em manter as relações comerciais em um terreno equilibrado, mesmo diante de confrontos adversos.

Brasil irá responder a tarifaço dos EUA com reciprocidade, diz Lula

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio de jovem em Vila Velha

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio em Vila Velha A...

Operação do Procon e Ipem verifica regularidade das bombas em Cachoeiro de Itapemirim

Teve início na última segunda-feira (20) uma operação conjunta...

Harry Kane faz história: supera Messi e Ronaldo com recorde impressionante no Bayern!

Harry Kane em grande faseO atacante **Harry Kane** vive...

Polícia Civil do ES elucida crime de maus-tratos contra cachorro em Serra

Polícia Civil do ES elucida caso de maus-tratos a...

Angelina destaca desafios diante da Inglaterra em amistoso decisivo

Seleção Feminina Enfrenta Inglaterra em Desafio Internacional A seleção feminina...

Prorrogadas inscrições para representantes do CMPCCI em Cachoeiro até 3 de novembro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Prefeitura de Anchieta convoca propostas para espaço gastronômico em Alto Pongal

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de...

Ministro prevê novos leilões inspirados no modelo de Paranaguá

O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,...