CulturaBrasil reduz atraso escolar, mas 4,2 milhões ainda sofrem

Brasil reduz atraso escolar, mas 4,2 milhões ainda sofrem

Atraso Escolar no Brasil: Desafios Persistentes Apesar de Melhorias

O Censo Escolar 2024 revela que 4,2 milhões de estudantes no Brasil, correspondentes a 12,5% do total de matrículas, estão com atraso de dois anos ou mais em relação à série adequada para a sua idade. Esse número, apesar de ainda expressivo, representa uma redução em comparação ao ano anterior, quando o percentual era de 13,4%. Análises do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que, embora haja uma melhoria geral, existem desigualdades significativas, especialmente quando análises focam em raça/cor e gênero.

Especificamente, a distorção idade-série é quase o dobro entre estudantes negros (15,2%) em comparação com brancos (8,1%). Além disso, o atraso escolar afeta mais os meninos (14,6%) do que as meninas (10,3%). Julia Ribeiro, especialista de educação do Unicef no Brasil, enfatiza que o atraso escolar não é apenas uma questão individual dos estudantes, mas um problema que envolve múltiplos fatores sociais e que precisa do envolvimento de toda a comunidade.

Ribeiro destaca a importância de não apenas identificar os estudantes em situação de atraso escolar, mas de compreender as circunstâncias que contribuem para essa condição, o que inclui ouvir diretamente os próprios jovens. Pesquisas apontam que um terço dos adolescentes sentem que as escolas não têm conhecimento sobre suas vidas e as de suas famílias, sugerindo uma desconexão significativa entre o ambiente escolar e a realidade dos estudantes.

Além dos impactos educacionais, o atraso escolar tem consequências severas como o abandono dos estudos. Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a falta de conclusão do ensino médio ainda é um problema para muitos adultos no Brasil, apesar de melhorias nos indicadores ao longo dos anos. Em 2024, o país alcançou o maior percentual da série histórica com 56% da população adulta completando o ensino médio, uma melhora significativa desde 46,2% em 2016.

O Unicef, em colaboração com instituições como o Instituto Claro e apoio da Fundação Itaú, desenvolve a estratégia “Trajetórias de Sucesso Escolar”, focada em criar e implementar políticas para combater a cultura de fracasso escolar nas redes públicas de ensino. Daniely Gomiero, da Claro, ressalta a importância dessas iniciativas para promover mudanças e transformações sociais através da educação, oferecendo um novo olhar sobre os desafios atuais e gerando impacto positivo na vida dos estudantes.

Créditos das Imagens: Agência Brasil

Brasil avança, mas ainda tem 4,2 milhões em atraso escolar

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil deflagra Operação “Asfixia” contra tráfico no Caparaó; duas prisões

Polícia Civil do ES deflagra Operação “Asfixia” contra o...

Reunião do Bolsa Atleta em Cachoeiro reforça diretrizes e entrega camisas oficiais

Na noite de segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de...

Polícia Civil do ES prende líder do tráfico em João Neiva; mandado cumprido

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Tráfico...

Incaper divulga Boletim Agroclimático sobre Verão 2026 no ES

Novo Boletim Agroclimático do Espírito Santo Destaca Comportamento do...

Cachoeiro promove Quiz do Rei 2026 em homenagem a Roberto Carlos na Casa de Cultura

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para um evento especial...

Celso de Mello critica Senado por rejeitar indicação ao STF

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de...

Real Madrid avalia venda de Gonzalo García com interesse de Juventus, Roma e Dortmund!

Gonzalo García: Futuro no Real Madrid em Xeque com...

Setor produtivo pede cortes mais agressivos na taxa Selic para crescer

Entidades do Setor Produtivo Críticam Corte da Taxa Selic...