23 de outubro de 2025
CulturaBrasil exige que Israel liberte brasileiros detidos em Gaza

Brasil exige que Israel liberte brasileiros detidos em Gaza

Brasileiros detidos em ofensiva a flotilha rumo a Gaza geram cobrança imediata por liberação pelo Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um comunicado nesta quinta-feira (2) exigindo a imediata libertação dos brasileiros detidos após a interceptação de uma flotilha que se dirigia para Gaza por militares israelenses. O governo brasileiro apelou para que o governo de Israel permita também visitas dos membros da Embaixada do Brasil em Tel Aviv aos detidos.

A flotilha, chamada Global Sumud, composta por aproximadamente 50 embarcações, visava romper o bloqueio a Gaza levando ajuda humanitária. Durante a interceptação nas águas internacionais foi reportada a detenção de cerca de 443 voluntários de 47 países, incluindo 11 brasileiros. Entre os detidos estão figuras conhecidas como o ativista Thiago de Ávila e Silva Oliveira, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), e a vereadora de Campinas, Mariana Conti (PSOL-SP).

O Itamaraty destacou que a ação de interceptação fere o direito internacional de liberdade de navegação, ressaltando que as operações humanitárias devem ser facilitadas e não obstruídas. O Brasil condena o bloqueio a Gaza e exige que Israel seja responsabilizado por quaisquer violações ao direito internacional.

A situação dos detidos atraiu a atenção internacional e reações diversas, sendo que o Ministério das Relações Exteriores de Israel assegurou que todos os detidos estão seguros e seriam deportados para a Europa.

Essa reportagem continuará a acompanhar os desdobramentos e atualizações sobre a situação dos brasileiros e demais ativistas envolvidos nesta delicada questão internacional.

Brasil cobra de Israel libertação de brasileiros detidos em flotilha

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Procon Cachoeiro implementa agendamento online para atendimento presencial fácil e rápido

Consumidores de Cachoeiro de Itapemirim agora podem contar com...

Brasil é exemplo global em preservação da Amazônia, destaca The Economist

"The Economist" Aponta Brasil como Modelo Global na Preservação...

PCES conclui investigação de homicídio ligado ao tráfico em Vila Velha

Polícia Civil do ES conclui investigação de homicídio em...

Milan busca fortalecer defesa com o zagueiro José María Giménez do Atlético de Madrid

Milan mira José María Giménez para reforçar a defesa O...

Marataízes Lança Gabinete de Gestão Integrada para Segurança Municipal

Marataízes Implanta o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)...

Festival de Cinema Independente Anima Duque de Caxias

A 5ª edição do Festival Mate com Angu de...

Cachoeiro promove encontro para conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa

Em homenagem ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de...

Marataízes debate atendimento a crianças vítimas de violência

Encontro em Marataízes Alinha Fluxo de Atendimento Intersetorial para...

Nova lei dos estrangeiros em Portugal impacta brasileiros residentes.

Novas regras de imigração em Portugal: Impactos para brasileiros As...