Brasil se despede do Mundial de Ginástica Artística sem medalhas; Flávia Saraiva brilha no quarto lugar
A edição deste ano do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizada em Jacarta, na Indonésia, encerrou-se com uma marca histórica para o Brasil. Pela primeira vez desde 2017, a equipe brasileira não conquistou medalhas na competição, um sinal preocupante para um país que já foi centro das atenções na modalidade. A última esperança de medalha ficou com Flávia Saraiva, que, apesar de um desempenho notável, terminou em quarto lugar na final da trave, realizada no último sábado (25). A ginasta carioca de 26 anos alcançou uma marca impressionante, mas não o suficiente para subir ao pódio, evidenciando a competitividade crescente no cenário internacional.
Flávia, que se classificou para a final com o segundo melhor desempenho nas eliminatórias, obteve uma pontuação de 13.833, incluindo 5.5 pela dificuldade do movimento e 8.333 pela execução. Para a final, decidiu executar uma série mais complexa, que aumentou sua nota para 13.900. Entretanto, as medalhistas superaram a marca de 14 pontos, com a chinesa Zhang Qingying levando o ouro, a argelina Kaylia Nemour conquistando a prata e a japonesa Aiko Sugihara ficando com o bronze.
“Queria muito tirar esse peso de que, em finais, a Flávia não acerta. Hoje [sábado], fiquei orgulhosa do meu trabalho”, afirmou a ginasta, destacando a qualidade das competidoras nesta edição. Além de Flávia, outros dois brasileiros, Caio Souza e Diogo Soares, também competiram, mas não conseguiram medalhas. Caio obtive a nona posição no individual geral e o sexto lugar na decisão das argolas, enquanto Diogo ficou em 17º.
Vale ressaltar que Rebeca Andrade, uma das maiores esperanças da ginástica brasileira e responsável por quatro das seis medalhas do Brasil no Mundial de 2023, não se apresentou nesta edição, tendo decidido não competir em 2025. O desempenho na edição anterior em Antuérpia foi o mais positivo até hoje para a ginástica nacional, que fez história com um ouro, três pratas e dois bronzes.
Mundial de Taekwondo
No mesmo intervalo, o Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Wuxi, na China, teve a participação de dois atletas brasileiros, ambos estreantes na competição. Guilherme Morais, da categoria até 63 kg, caiu nas oitavas de final, após vencer duas lutas iniciais. Camilly Camargo, na categoria até 49 kg, também não avançou, sendo eliminada na segunda rodada. O Brasil segue representado na competição por Matheus Gilliard (até 54 kg), Ícaro Miguel (até 87 kg) e Thaisa de Souza (73 kg), que lutarão neste domingo (26). O país já celebrou a conquista de um ouro nesta edição, com Maria Clara Pacheco na categoria até 57 kg, reeditando um feito que não se via há 20 anos.
Imagem de Flávia Saraiva: Agência Brasil
Brasil se despede do Mundial de Ginástica Artística sem medalhas
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

