7 de julho de 2025
InternacionalBrasil é reconhecido como potência ambiental, afirma Marina Silva

Brasil é reconhecido como potência ambiental, afirma Marina Silva

Brasil Retoma Protagonismo Ambiental com Redução do Desmatamento e Crescimento do Agronegócio, Afirma Marina Silva

Em uma audiência realizada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (2), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a recuperação do Brasil como uma potência ambiental no cenário internacional. Com um enfoque em ações sustentáveis, o país viu uma queda significativa no desmatamento, que, segundo a ministra, atingiu quase 46% na Amazônia e 32% em todo o território brasileiro nos últimos dois anos. Esse progresso, contrabalançado com um crescimento de 15% no agronegócio e um aumento de 11% na renda per capita, demonstra uma relação positiva entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

“A política ambiental no Brasil passou por uma reconstrução e agora colhemos frutos dessa nova abordagem”, afirmou Silva. Os resultados são atribuídos a uma ampla mobilização envolvendo estados, municípios, organizações sociais e o setor privado, que têm se empenhado em promover uma agenda ambiental progressiva. A ministra enfatizou que uma pequena minoria, apenas 2,6% dos imóveis rurais, concentra a maior parte das irregularidades, desconsiderando assim a maioria dos produtores que atuam de forma legalizada e sustentável.

A audiência foi motivada por questionamentos sobre a ação dos órgãos de fiscalização, especialmente após casos recentes de apreensão de gado em áreas protegidas, como a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. A ministra ressaltou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem atuado para identificar e punir as atividades ilegais, preservando o agronegócio brasileiro como um todo.

Apesar dos avanços, a ministra reconheceu que a redução do desmatamento ainda enfrenta desafios, especialmente em virtude de incêndios florestais causados por extremos climáticos. Em 2024, o Brasil vivenciou um aumento nas queimadas, agravadas por condições climáticas adversas. A ministra mencionou que o governo federal destinou quase R$ 1,5 bilhão para combater incêndios, além de ampliar a capacidade operacional para 3,5 mil brigadistas, que têm trabalhado na contenção dos focos de incêndio.

Outro ponto abordado por Marina Silva foi a demora na liberação de agrotóxicos no país. Ela explicou que o Ibama realiza análises rigorosas baseadas em critérios de saúde pública e sustentabilidade ambiental. Muitas vezes, os pedidos de autorização se referem a produtos já proibidos, o que retarda o processo.

Em um esforço para estimular práticas agrícolas sustentáveis, o governo introduziu incentivos financeiros no Plano Safra deste ano, incluindo uma redução de juros de até 1% para agricultores que adotem boas práticas ambientais.

O cenário atual revela um Brasil em transformação, onde a busca por um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental se torna cada vez mais evidente.

Brasil recupera lugar de potência ambiental, diz Marina Silva

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

Top 5

Confira Mais

Konaté, do Liverpool, busca transferência ao Real Madrid e se mostra insatisfeito

Konaté pode deixar o Liverpool em direção ao Real...

Governo do ES prorroga envio de recursos do Bolsa Atleta 2025 até 8/10

Prorrogação do Prazo para Recursos do Programa Bolsa Atleta A...

Lula critica financiamentos a combustíveis fósseis no Brics

No último encontro da cúpula do Brics, no Rio...

De Paul, craque do Atlético, gera interesse do Flamengo com salário milionário!

Salário de De Paul, alvo do Flamengo, no Atlético...

Marataízes Fortalece a Pesca em Reunião com o Governo Estadual

Marataízes: Apresentação do Colegiado da Pesca Fomenta Discussões sobre...

Trump ameaça taxar em 10% países aliados ao Brics durante cúpula

EUA Ampliam Tensão Comercial Durante Reunião do Brics no...

Brics discute conflitos globais e pede soluções diplomáticas

Na 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de...

Rodrigo De Paul trilha caminho para o Brasil: Flamengo busca meia do Atlético!

Rodrigo De Paul perto do Flamengo? O meio-campista Rodrigo De...

Cucurella elogia Thiago Silva e destaca desafio do Chelsea contra o Fluminense

Chelsea encara mais um desafio brasileiro no Mundial O Chelsea...
- Advertisement -spot_img