12 de fevereiro de 2026
CulturaBrasil conquista 28 medalhas em torneio paralímpico de tênis de mesa

Brasil conquista 28 medalhas em torneio paralímpico de tênis de mesa

A seleção brasileira de tênis de mesa paralímpico encerrou com grande sucesso sua participação no ITTF World Future de Santiago, no Chile. Após uma performance impressionante na semana anterior em Buenos Aires, onde conquistou 30 pódios, a equipe brasileira adicionou outras 28 medalhas ao seu hall de conquistas, incluindo 11 de ouro. Este resultado positivo fortalece a experiência internacional dos atletas, crucial para sua preparação continuada.

Em uma competição marcada pela excelência brasileira, a dupla paralímpica XD 14-20 foi palco de uma final entre brasileiros. Jennyfer Parinos, de São Paulo, e Gabriel Antunes, de Santa Catarina, garantiram o ouro ao vencer Daniella Rauen e Luiz Manara por 3 sets a 0, com parciais de 12/10, 11/2 e 11/4. Rauen, já medalhista nos Jogos de Paris, e Manara ficaram com a prata, enquanto a dupla formada por Lethicia Lacerda e Jean Mashki conquistou o bronze.

No Twitter, o Comitê Paralímpico Brasileiro exaltou o feito: “Seleção Brasileira de tênis de mesa paralímpico encerra disputas em duplas no Chile com 12 medalhas 🥇🏓🇧🇷 Foram 4⃣ ouros, 3⃣ pratas e 5⃣ bronzes conquistados nesta quinta-feira, dia 5.”

Danielle Rauen não se limitou ao pódio nas duplas mistas. Em uma exibição dominante, ela assegurou o ouro nas duplas femininas classe WD14-20, ao lado de Jennyfer Parinos, sem perder um único set durante toda a fase de grupos do torneio.

Na categoria masculina, Cláudio Massad e Luiz Manara, de São Paulo, alcançaram a prata na classe MD19, em uma final acirrada contra os chilenos Manuel Echaverguren e Claudio Benjamin Bahamondes, decidida por 3 sets a 2. Os paulistas Carlos Moraes e Fábio Silva também conquistaram prata, perdendo para a dupla argentina Elias Romero e Gabriel Copola em uma partida emocionante que terminou 3-2.

No panorama individual, a equipe brasileira mostrou sua força já na quinta-feira, adicionando ao quadro de medalhas 17 premiações, sendo sete delas de ouro. Atletas como Danielle Rauen, Thaís Fraga, Gabriel Antunes, Lucas Carvalho, Luiz Manara, Paulo Salmin, e Carlos Moraes subiram ao degrau mais alto do pódio em suas respectivas classes.

Os resultados obtidos em Santiago demonstram a consistência e o alto nível dos atletas paralímpicos do Brasil no cenário internacional. A preparação e a experiência adquirida em competições como essa são essenciais no desenvolvimento e aprimoramento técnico e tático dos jogadores, visando futuras competições globais.

Brasil fatura 28 medalhas, 11 de ouro, no tênis de mesa paralímpico

Agência Brasil

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Linhares após ameaças com arma

Polícia Civil do ES Prende Homem Acusado...

Marataízes pronta para atender foliões durante a comemoração de Carnaval

Saúde Pronta para Receber os Foliões em Marataízes Marataízes, 12...

Governo do ES intensifica fiscalização na Área de Proteção Ambiental de Guanandy

Fiscalização Combate Ocupações Irregulares na Área de Proteção Ambiental...

SINE de Anchieta oferece 98 vagas de emprego; confira detalhes e documentação!

SINE de Anchieta oferece 98 vagas de emprego nesta...

Barcelona apresenta proposta audaciosa: Casadó e Araújo pelo desejo de Rashford!

Barcelona Arremata Proposta por Rashford com Ofertas Irresistíveis A diretoria...

Polícia Civil de ES prender suspeito de homicídio em operação em São Mateus

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão em...

Mixto e Flamengo inauguram o Brasileirão Feminino em Cuiabá hoje.

Abertura do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol 2026: Mixto...

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Brejetuba após investigação rápida

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Homicídio...

Ricardo Ferraço é homenageado pela Câmara dos Deputados pelo setor de rochas

Vice-Governador Ricardo Ferraço É Homenageado por Contribuições ao Setor...