EsportesBrasil brilha e conquista 4 vitórias no primeiro dia do goalball

Brasil brilha e conquista 4 vitórias no primeiro dia do goalball

Brasil inicia Campeonato das Américas de Goalball com sobras

O Brasil começou com um pé direito sua participação no Campeonato das Américas de goalball, que ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), localizado na Vila Guarani, zona sul de São Paulo. No primeiro dia da competição, as seleções masculina e feminina do Brasil somaram quatro vitórias, com destaque para as goleadas aplicadas sobre a equipe do Peru. No jogo inaugural da categoria masculina, o Brasil venceu por 11 a 1, enquanto as mulheres não ficaram atrás, derrotando o rival por 7 a 0. As atuações demonstraram um domínio absoluto, com a equipe masculina encerrando a partida com sete minutos de antecedência, devido à diferença de 10 gols.

À tarde, o Brasil enfrentou os tradicionais rivais sul-americanos, Argentina e Estados Unidos. A equipe masculina saiu vitoriosa por 12 a 5, consolidando um desempenho impressionante, enquanto a seleção feminina não deixou por menos, superando as estadunidenses por 8 a 2. Com esses resultados, o Brasil se estabeleceu como favorito nas duas categorias.

O time masculino, que é o atual campeão mundial e detentor da medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris, terá um duplo desafio nesta quarta-feira (30). Às 13h40, enfrentará o Panamá na terceira rodada do Grupo C, que também conta com Chile e Porto Rico.

Desenvolvimento das Partidas

O torneio, que reúne 11 seleções femininas e 12 masculinas, é crucial na formação do quadro competitivo do goalball. A vitória no campeonato garante uma vaga para o Mundial de 2026, em Hangzhou, China. A seleção masculina já está classificada devido ao título conquistado na edição anterior, em 2022, em Portugal, tornando-se a única seleção tricampeã do mundo.

“Este é o início do ciclo [paralímpico]. A gente sabe que é uma competição um pouquinho mais difícil por ser a primeira do ano. E estrear ganhando é a melhor coisa; é saber que estamos no caminho certo”, comentou Paulo Saturnino, jogador da classe B1, que foi responsável por seis dos 11 gols contra o Peru.

Jéssica Vitorino, da seleção feminina, destacou a importância da defesa: “Toda estreia tem aquele frio na barriga, isso é normal, mas mantivemos a nossa defesa, que é muito potente. Todas puderam entrar em quadra e dar o seu melhor, e foi aí que conseguimos superar o nosso primeiro desafio.”

Próximos Jogos

O torneio seguirá com jogos em formato de chave até as finais, que acontecerão na próxima semana. Os próximos confrontos do Brasil são os seguintes:

Quarta-feira (30)

  • 13h40 – Brasil x Panamá (masculino)

Quinta (31)

  • 9h – Chile x Brasil (masculino)
  • 9h – Chile x Brasil (feminino)
  • 16h – Porto Rico x Brasil (masculino)
  • 16h – Panamá x Brasil (feminino)

O Campeonato das Américas de goalball também é acessível ao público, com transmissão ao vivo no canal YouTube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV). O sucesso nas primeiras partidas reflete o investimento e o crescimento constante dos esportes paralímpicos no Brasil, que têm se consolidado como um palco de grandes conquistas e fornando novos ícones do esporte.

Imagens: Créditos da imagem são da Agência Brasil e do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Brasil vence 4 jogos no 1º dia do Campeonato das Américas de Goaball

Fonte: Agencia Brasil.

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Marataízes comemora participação no Encontro dos Fóruns do Porto Central

Porto Central e ParkLog Avançam em Marataízes Recentemente, representantes do...

Inscrições para a residência médica do Enare se encerram na segunda-feira

Inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027...

Prefeitura de Anchieta convoca suplentes para habilitação na PNAB 2026

A Prefeitura de Anchieta anunciou a convocação de suplentes...

Anvisa suspende serviço de consulta e venda online pela Voy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta...

Mulher é presa em Barra de São Francisco por estupro de vulnerável

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão de...

Bloqueio de R$ 23,7 bi será diluído sem afetar serviços sociais

O ministro do Planejamento e...

Taxa de desocupação fica em 5,6% e subutilização atinge 13,3% em maio

Taxa de Desemprego no Brasil Apresenta Pequena Queda em...

Disputa por legados em Cariacica agita pré-campanha ao governo do Estado

Candidatos declarados ao Governo do Estado estiveram em Cariacica...

Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Colatina e apreende entorpecentes

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Mulher Suspeita de...