Banco Central Define Novo Prazo para Publicação de Carta sobre Inflação
O Banco Central (BC) anunciou que não publicará uma nova carta aberta até abril de 2026, a menos que a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), encerre março acima do teto da meta estabelecido em 4,5%. A informação foi divulgada na última sexta-feira (11), após o BC ter emitido uma carta justificando a inflação acumulada em 12 meses de 5,35%, que superou o limite permitido. De acordo com a autoridade monetária, o aquecimento da economia, os altos preços do café e as tarifas de energia foram fatores que impulsionaram a inflação na primeira metade de 2025.
A estratégia de metas de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), estabelece um alvo de 3% com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Isso significa que, em termos práticos, o IPCA pode oscilar entre 1,5% e 4,5% até o fim do mandato do BC. De acordo com as normas atuais, a obrigação do BC de justificar saídas do intervalo de tolerância é válida apenas para a primeira carta após a implementação do modelo de metas contínuas. As próximas cartas estarão vinculadas a esse prazo específico.
O BC previu anteriormente que a inflação voltaria ao intervalo de tolerância até o primeiro trimestre de 2026, mas caso essa expectativa não se concretize, uma nova carta deverá ser publicada. Atualmente, a autoridade monetária não especificou uma data para o retorno da inflação ao centro da meta de 3%, mas indicou que essa convergência deve ocorrer no quarto trimestre de 2026, conforme a trajetória de política monetária a longo prazo.
É importante ressaltar que, de acordo com o boletim Focus, que reúne expectativas de instituições financeiras, a previsão é que o IPCA continue acima de 3% até o fim do próximo ano. Contudo, o BC enfatizou que as decisões sobre a Taxa Selic não se baseiam exclusivamente nas expectativas de mercado, já que a autoridade toma em consideração trajetórias internas para garantir a convergência da inflação em seu horizonte relevante.
O Banco Central é uma entidade autônoma do governo federal responsável pela política monetária do país. Para informações atualizadas, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.
BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
Fonte: Agencia Brasil.
Economia