Banco Central Lança Pix Automático para Facilitar Pagamentos Recorrentes
O Banco Central (BC) anunciou, nesta terça-feira (4), o lançamento do Pix Automático, uma nova modalidade que promete transformar o jeito como os brasileiros realizam pagamentos recorrentes. Durante o evento "Conexão Pix", que ocorreu em São Paulo, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, destacou a importância do sistema para a modernização das transações financeiras no país. Com essa nova ferramenta, os usuários poderão agendar pagamentos de despesas periódicas, como contas de luz, mensalidades escolares, serviços de assinatura e, assim, simplificar suas rotinas financeiras. O procedimento requer apenas uma autorização única do pagador, eliminando a necessidade de novas autorizações a cada cobrança.
“Ao introduzirmos o Pix Automático, oferecemos uma solução que beneficiará não só os consumidores, mas também as empresas. As grandes organizações poderão implementar cobranças recorrentes de maneira automática, reduzindo custos e aumentando a segurança no recebimento,” afirmou Galípolo. Essa inovação promete alcançar cerca de 60 milhões de brasileiros que, atualmente, não possuem cartão de crédito, garantindo acesso a uma variedade de serviços de maneira prática e eficiente.
A primeira instituição a implementar essa funcionalidade foi o Banco do Brasil, que a adotou no final de maio. O BC prevê que a nova funcionalidade estará disponível para outros bancos a partir de 16 de junho, permitindo que tanto empresas quanto pessoas físicas utilizem o sistema. O usuário poderá definir regras para os pagamentos, como um valor máximo, além de ter a possibilidade de revisar as cobranças antes da efetivação.
De acordo com o Banco Central, a modalidade é gratuita para quem paga e deve proporcionar uma significativa redução nos custos operacionais das empresas, já que elimina a dependência de convênios bilaterais, comumente necessários nas transações de débito em conta. Além disso, a programação dos pagamentos pode ajudar a minimizar a inadimplência, visto que as despesas serão automaticamente agendadas, proporcionando melhor controle financeiro ao consumidor.
O lançamento do Pix Automático é mais um passo na direção de uma maior inclusão financeira e digitalização dos serviços no Brasil, visando proporcionar comodidade, facilidade e controle ao cidadão. Para mais informações, você pode acompanhar a Agência Brasil pelo canal do WhatsApp.
Banco Central anuncia o Pix automático
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

