Inea e Polícia Militar Apreendem Balões no Parque Estadual dos Três Picos
Em uma ação coordenada na região serrana do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em colaboração com a unidade de polícia ambiental da Polícia Militar, apreendeu recentemente dois balões de festa e uma bandeira que caíram dentro do Parque Estadual dos Três Picos. Os balões, com impressionantes sete metros de altura, e a bandeira de 20 metros, chamam atenção para os riscos representados pela prática de soltura de balões, especialmente com a aproximação das festas juninas, quando esse comportamento se intensifica. O parque, que abrange áreas dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, é amplamente conhecido por suas trilhas e vistas panorâmicas, além dos icônicos Três Picos, um conjunto de montanhas graníticas que atraem visitantes e amantes da natureza.
O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, fez um alerta contundente sobre a gravidade da situação. “A prática de soltar balões constitui uma infração grave à legislação ambiental e representa um risco para a ocorrência de incêndios florestais. As ações de fiscalização e de educação ambiental serão mais frequentes para coibir essa atividade ilegal. É imprescindível reforçar: soltar balões é crime ambiental, com sanções previstas em lei”, declarou Rossi em nota oficial.
Além do risco de incêndios, que podem devastar vegetação e ameaçar residências e infraestrutura elétrica, a soltura de balões representa uma ameaça significativa à aviação civil. Os balões, muitas vezes, não são detectados pelos radares devido às condições meteorológicas, aumentando a probabilidade de colisões com aeronaves.
Com a proliferação da prática, as penalidades para quem for flagrado fabricando, vendendo, transportando ou soltando balões se tornam severas. A legislação prevê penas de reclusão de um a três anos e multas de R$ 500 para cada balão apreendido.
Denúncias relacionadas a crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas através da Linha Verde, pelo padrão de atendimento: 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital). O aplicativo “Disque Denúncia Rio” permite que os cidadãos anexem fotos e vídeos, garantindo o anonimato do denunciante.
Balões caem em parque do Rio e são apreendidos; prática é crime
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente

